Paramentação cirúrgica: avaliação do processo ensino-aprendizagem
Publication year: 1997
O estudo teve a finalidade de analisar o processo ensino-aprendizagem da habilidade psicomotora em paramentação cirúrgica, constituída de três etapas: escovação de mãos e antebraços, colocação do avental e calçamento de luvas estéreis. O objetivo foi comparar o desempenho motor e o conhecimento adquirido na paramentação cirúrgica, antes e após o treinamento no laboratório. a amostra foi constituída por 34 alunas do sexto semestre de graduaçào da disciplina de enfermagem em centro cirúrgico, de uma faculdade privada do município de São paulo.
Os dados foram colhidos em dois momentos:
no laboratório de enfermagem e em campo de estágio. Para a avaliaçào prática foi elaborado um instrumento tipo "chck list" com os passos de cada etapa da técnica de paramentaçào cirúrgica e para a avaliaçào teórica, foi aplicado um teste de múltipla escolha.Os resultados obtidos foram:
a) houve melhora estatisticamente significativa do desempenho das alunas antes e após o treinamento, com diminuição do tempo gasto na paramentação, aumento dos escores obtidos em campo e diminuiçào do número de erros durante o estágio; b) houve aprendizagem da técnica no aspecto teórico, uma vez que as notas aumentaram significativamente; c) nào hove correlaçào comprovada entre escores obtidos no laboratório e no estágio e entre os tempos gastos na realizaçào da técnica; d) houve correlaçào entre as notas teóricas, indicando que as alunas que tiraram as melhores notas no início da disciplina foram as mesmasque as tiraram ao seu final; e) não houve correlação estatisticamente significante entre desempenho motor e conhecimento adquirido, por isso não se pode afirmar que as alunas com maiores escores na prática foram as mesmas que tiraram as melhores notas teóricas. Conclui-se portanto, ter ocorrido melhora no desempenho motor e consolidaçào do conhecimento teórico da técnica de paramentação cirúrgica após o treinamento.
This study was intended to analyse the teaching-learning process concernig the surgical clothing psychomotor skills included in three stages: hand and forearm scrubbing, surgical gown clothing and sterile glove fitting. Its purpose was to compare motor performance and the knowledge acquidered on surgical gown clothing before and after laboratory training. Subjects included 34 sith-semester undergraduated students attending in a Surgical-Center Nursing Program in a private Nursing School located in São Paulo city, Brazil.