Convivendo com o portador de fissura lábio-palatal: o vivencial da enfermeira
Publication year: 1997
O presente estudo teve como objetivo compreender o vivencial das enfermeiras na assistência ao portador de fissura lábio-palatal, buscando com os significados desvelados, contribuir para a melhoria da qualidade da assistência, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de um programa de educação continuada à equipe de Enfermagem. Para essa finalidade optou-se por uma abordagem qualitativa na vertente da fenomenologia. Utilizou-se de entrevistas com nove sujeitos, que se constituíram sujeitos do estudo.
as entrevistas foram norteadas pela questão:
"Como é para voåê cuidar/assistir, pacientes com fissura de lábio e ou palato?" Após as transcrições, os depoimentos foram analisados individualmente, sendo feita a análise idiográfica com o resgate dos temas: A Graduação; A Instituição; O Serviço de Enfermagem; A Capacitação da Enfermeira para o Trabalho; Relacionamento Enfermeira, Família e Paciente; O Paciente; Trabalho Gratificante para a Enfermeira e Os Sentimentos da Enfermeira. Através da análise do geral, denominada de análise nomotética, buscou-se a reflexão sobre a estrutura geral do fenômeno a partir das convergências e divergências do agrupamento dos temas das unidades interpretadas, reduzidas fenomenologicamente. Os temas que emergiram revelaram a essência do fenômeno na perspectiva da enfermeira engendrando satisfação, conflitos e sentimentos ambíguos, possibilitando o vislumbre de novos horizontes e novas perspectivas
The purpose of this study is to understand nurses' life in assisting patients with cleft lip and palate in order to reveal the profound meanings of nurses' care assistance and to contribute for the development of a continuous nurses'(staff) educational program. To achieve this objectives we chose a qualitative approach for the methodology, the phenomenology.