Dimensionamento de pessoal de enfermagem em Centro Cirúrgico
Publication year: 1998
O estudo do dimensionamento de pessoal de enfermagem em Centro Cirúrgico (CC), foi realizado segundo o movimento anual de cirurgias, com os objetivos de: calcular a capacidade anual de horas de enfermagem no C.C.; identificar as horas de assistência de enfermagem em C.C. por categoria profissional e associar a capacidade de horas de enfermagem anual e por categoria profissional com o tempo de utilização de C.C. Foi desenvolvido em um Hospital Universitário, geral, voltado para assistência secundária, no minicípio de São Paulo. O C.C. desenvolve a Sistemática da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), para o cuidado sistematizado e individualizado ao paciente cirúrgico, com visita pré-operatória prestada ao paciente pelo enfermeiro e auxiliar de enfermagem; assistência no pós-operatório imediato na RA e transporte do paciente até a sua unidade de destino. A assistência indireta ao paciente também é realizada, como os cuidados com o ambiente, administração de recursos materiais e humanos. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com a enfermeira-chefe do C.C., levantamento dos registros do movimento cirúrgico, escalas de pessoal e fichas com dados das ausências previstas e não previstas do pessoal de enfermagem.
A análise foi desenvolvida em quatro etapas:
identificação da capacidade cirúrgica segundo o movimento anual das cirurgias; identificação da capacidade cirúrgica segundo o movimento anual das cirurgias;identificação da capacidade anual de horas de enfermagem no C.C.; associação das horas de assistência de enfermagem por categoria profissional e capacidade cirúrgica.Os resultados possibilitaram as seguintes identificações:
a capacidade cirúrgica, é caracterizada pela capacidade estrutural de 87.600 horas, capacidade operacional de 33.627,22 horas e capacidade de utilização de 12.246,95 horas; a capacidade anual das horas de enfermagem é 35.749,03 horas; as horas de assistência de ) enfermagem na categoria enfermeiro 1,69 horas por paciente e na categoria de auxiliar de enfermagem com 6,95 horas por paciente. O percentual de ausências foi de 39,72%, para um movimento cirúrgico em dias úteis de 2.711 cirurgias, obteve-se uma média de 10.839,53 horas de utilização de C.C., com 18.814,45 horas de assistência de enfermagem para categoria auxiliar de enfermagem. Este estudo tem por finalidade contribuir para a composição do quadro de pessoal de enfermagem, mais próximo à realidade, evitando sobrecargas dos trabalhadores ou períodos de ociosidade
The proposal of this study is to verify the need of nursing staff in Operating Romm Department, to identify the utilization time of Operating Rooms (OR) through annual surgeries number; to calculate annual number of nursing staff in OR; to identify number of hours of nursing care in OR done by each professional categories and to associate number of hours of nursing by each professional category with OR utilization time. This research was done in University Hospital which is general and provide secondary assistence in São Paulo City. The OR used Perioperative Nursing System to systematize and individualized nursing care to surgical patient.