O ensino da disciplina de administração em enfermagem nas escolas de graduação da Grande São Paulo
Publication year: 1999
O presente estudo surgiu da necessidade de se conhecer o perfil de formação na área de Administração em Enfermagem dos futuros enfermeiros, formados nas escolas de graduação da Grande Sào Paulo. Para tanto, analisaram-se os programas da disciplina de Administração em Enfermagem, estabelecendo-se um recorte a partir da abordagem teórica dessa disciplina. Partiu-se da preocupação de que a formação dos futuros profissionais esteja voltada para um perfil mecanicista, funcionalista da, prática do gerenciamento de enfermagem sem, no entanto, contemplar bases para tratar de questões atuais do momento que estamos vivendo, compreendendo, outrossim, as dimensões psico-sociais do trabalho na enfermagem e as políticas e práticas da saúde vigentes. Estudos desenvolvidos anteriormente, mostravam que os programas dessa disciplina não contemplavam, na formação do enfermeiro, aspectos sócio-econômico-político e culturais da sociedade, bem como instituições e grupos específicos.
Este estudo teve como objetivos:
descrever a inserção da disciplina de Administração em Enfermagem, nos Cursos de Graduação de Enfermagem da Grande São Paulo, bem como identificar e analisar os componentes básicos encontrados nos programas de ensino da disciplina, problematizando-os em relação ao perfil de formação dos enfermeiros, a fim de desenvolverem o processo de trabalho de gerenciamento no atual contexto das políticas de saúde e de educação do país. Foram descritos e analisados, por intermédio da análise documental, os componentes básicos encontrados nos programas da disciplina de Administração em Enfermagem pertencentes a dez escolas da região da Grande São Paulo, em relação ao perfil de formação. Os resultados encontrados revelaram que o ensino da disciplina de Administração em Enfermagem, na maioria das escolas estudadas (setenta por cento), continua, ainda, centrado em modelos tecno-burocráticos do gerenciamento de enfermagem, denotando ) pouca ênfase no reconhecimento, questionamento e inovação das propostas de gestão em saúde. Apenas três escolas apontam para um perfil de formação do futuro profissional enfermeiro pautado numa visão crítica da realidade. Pode-se concluir, então, que a predominância do ensino de Administração em Enfermagem sob o enfoque tradicional pouco contribui para a formação de profissionais críticos, politicamente conscientes e capazes de fazer o enfrentamento de problemas emergentes, tendo como base os novos modelos de gestão dos serviços de enfermagem.
The present study arose from the necessity of knowing the background profile in the area of Nursing Administration of the future nurses who graduated from graduation schools in Great São Paulo. To do so, the syllabuses of the subject Nursing Administration were analyzed and an outline was established from the theorectical approach of that subject. It started from the worry of the background of the future professionals being turned to a mechanistic and funcionalist profile of the practice of nursing management without, however, contemplating bases to handle current matters of the moment we are living, comprehending likewise, the psycho-social dimensions of the nursing job and the policies and health practice in effect. Studies developed before showed that the syllabuses of that subject didn't contemplate, in the nurse background, social-economical-political and cultural aspects of the society, as well as institutions and specific groups.