A consulta de enfermagem como instrumento de conforto aos clientes assistidos em ambulatórios de oncologia
The nursing consultation as comfort tool for customers assisted in oncology clinics
Publication year: 2015
A palavra conforto se faz presente no vocabulário dos profissionais de enfermagem durante seu processo de trabalho. O cuidado prestado pela enfermagem é constituído de conhecimentos técnico-científicos, mas também de ações de sensibilidade, acolhimento, compaixão e expressões de amor ao próximo. Por isso, nem sempre o cuidado de enfermagem perante as bases científicas habituais pode ser suficiente para minimizar a sensação de desconforto do paciente. Considera-se, como hipótese, que a consulta de enfermagem em unidades ambulatoriais de administração de quimioterapia antineoplásica pode ser utilizada como instrumento de conforto em clientes assistidos nesses serviços.
As questões norteadoras são:
i) Que fatores associados pelos clientes oncológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial influenciam na sua percepção de conforto? ii) De que maneira a criação de um protocolo de consulta de enfermagem, destinado aos clientes oncológicos em tratamento ambulatorial, pode torná-la uma medida de conforto? iii) A consulta de enfermagem pode ser utilizada como medida de conforto em clientes oncológicos em tratamento ambulatorial? Objetivou-se com isso identificar como os autores de enfermagem abordam a questão do conforto em oncologia; descrever os fatores, apontados pelos clientes oncológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial, que interferem na sua percepção de conforto; elaborar instrumentos (roteiro de consulta de enfermagem e folheto informativo) que subsidiem a consulta de enfermagem a esses clientes. O estudo descritivo e quantitativo foi realizado em um ambulatório de assistência oncológica privada em saúde, situada na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento composto por duas partes: questões sociodemográficas e Escala de Avaliação de Conforto em Doentes a realizar Quimioterapia. O processo de desenvolvimento deste trabalho ocorreu por meio da realização de três etapas, quais sejam: levantamento bibliográfico sobre a abordagem do conforto nas publicações de Enfermagem Oncológica; descrição dos fatores, associados pelos clientes oncológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial, que interferem na sua percepção de conforto; e, como produto deste estudo, a elaboração de um roteiro para a consulta de enfermagem, direcionado a esses pacientes, e também o desenvolvimento de um folheto informativo sobre as principiais necessidades que poderão surgir durante o tratamento quimioterápico.Os resultados da primeira etapa com 20 artigos selecionados foram:
a ausência de um periódico específico da enfermagem voltado para cancerologia; a ocorrência de 4 áreas temáticas específicas -espiritualidade, oncologia ambulatorial, oncologia clínica, saúde da criança;a existência de 50% das publicações voltadas para a área da saúde da criança; Na segunda etapa da pesquisa, dos 30 entrevistados 70% correspondeu ao sexo feminino e 30% ao sexo masculino. O diagnóstico mais destacado na pesquisa foi a Neoplasia de mama. Dentre os contextos investigados, o socialcultural apresentou a maior média entre os entrevistados (M=31,6; DP=5,048), já o ambiental representou a média mais baixa (M=17,2; DP=3,453). Os pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial enfrentam alterações na sua vida relacionadas ao seu aspecto físico e a fatores psicológicos e sociais que afetam a pessoa doente e sua família
The word comfort is present in the vocabulary of nursing professionals during their work process. The care provided by the nursing staff consists of technical and scientific knowledge, but also sensitivity actions, host, compassion and expressions of love of neighbor. Why not always nursing care before the usual scientific basis may be sufficient to minimize the discomfort of the patient. It is considered as hypothesis that the nursing consultation in outpatient clinics of antineoplastic chemotherapy administration, can be used as a comfort tool in clients assisted in these services.