Adesão à higienização das mãos: um olhar sobre a edificação do treinamento no processo de cuidar
Adhesion to hand hygiene: a look at the construction of training in the caring process
Publication year: 2017
Construir estratégias com os profissionais da enfermagem para a adesão da higienização das mãos (HM) edificando uma prática de prevenção de infecções, envolvendo, conhecimento, incorporação de mudanças e interesse no cumprimento das normas, foi o que motivou o desenvolvimento desse estudo, que teve como objetivos: 1 – Identificar situações apontadas pelos enfermeiros (as) que possam não ser facilitadoras da adesão a HM; 2 – Rastrear nestas situações que ações e comportamentos são inibidores ou não da HM; 3 – Propor revisão das estratégias utilizadas pela CCIH para adesão a HM a partir dos resultados produzidos. Método descritivo observacional, intervencionista com abordagem qualitativa, desenvolvido em Hospital Universitário do Estado do Rio de Janeiro, em enfermarias de clínicas médicas e cirúrgicas.
O material obtido foi dividido em duas etapas:
1- Treinamentos programados sobre higienização das mãos, intervenções quando identificadas oportunidades para HM não realizadas e atividade experimental em que o profissional executa e interpreta a experiência que revela a sujidade invisível das mãos. 2- Produção de dados onde 31 enfermeiros (as) responderam sobre as implicações da distância da pia ou a falta delas.O tema central adesão à higienização das mãos apresentou maior evidência verbal:
dever (27), ter (30), ser (43), lavar as mãos (34), higienizar as mãos (25). Verificados dados relativos a esquecimento da retirada de adornos quando realizada a HM. Os resultados demonstram que a percepção sobre os treinamentos são satisfatórias, mas atestam a falta de tempo, recursos humanos insuficientes e infraestrutura necessária para a prática da HM. Neste processo destacamos alguns pressupostos ou hipóteses a ser investigados se o olhar for outro que deveria envolver corpos, cuidados e ambiente: continuamos arriscando a pratica, nossos clientes e a nós mesmos a contribuir com as infecções hospitalares, por que não aderimos a HM como numa ação e um processo correto como é preconizado
To construct strategies with nursing professionals for the adhesion of hand hygiene (HM), building a practice of infection prevention, involving knowledge, incorporation of changes and interest in compliance with standards, was the reason for the development of this study.