A proposta de um plano de ação para redução do estresse em enfermeiros universitários
The proposal for a plan of action for reducing stress in nurses at a university hospital
Publication year: 2017
O estudo objetivou identificar as situações geradoras de estresse no dia a dia dos enfermeiros que trabalham em setores de internação (enfermarias) e a partir destas situações propor a instituição um plano de ação visando reduzir o nível de estresse relacionado ao trabalho. Pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, realizada em um Hospital Universitário, com 20 enfermeiros utilizando o Inventário de Estresse em Enfermeiros (IEE).
Os problemas identificados que colocam os profissionais frente ao estresse foram agrupados em:
insuficiência de recursos materiais e humanos, limitações físicas, indefinição das atividades do enfermeiro e falta de educação continuada. Todas as ações propostas foram divididas em curto, médio e longo prazo e causarão alto impacto no dia a dia do profissional. Nas ações de curto prazo destaca-se o incentivo as reuniões semanais. Em médio prazo a criação de locais para refeições e descanso e em longo prazo a educação continuada para atualização e capacitação dos profissionais. As propostas de intervenção irão criar mudanças no ambiente de trabalho e consequentemente no profissional. Este estudo é voltado não somente para os gestores hospitalares, mas também aos profissionais na busca de proporcionar um ambiente de trabalho menos desgastante e mais produtivo
The objective of this study was to identify the stress-generating situations in the daily routine of nurses working in hospitalization (wards) and from these situations propose the institution a plan of action in order to reduce the level of stress related to work. Descriptive research of a quantitative approach, carried out in a University Hospital, with 20 nurses, using the Inventory of Stress in Nurses (IEE).