Análise do tempo de reação e a correlação com quedas e seus danos em idosos

Publication year: 2017

O tempo de reação é a capacidade de reagir com maior rapidez de movimento, de acordo com o condicionamento específico. Sabe-se que com envelhecimento ocorre diminuição das respostas aos estímulos externos podendo acarretar quedas, cuja prevenção se deve a manutenção do equilíbrio postural, o qual responde imediatamente aos estímulos visando manter a posição do corpo sobre sua base de apoio, seja ela estacionária ou móvel. O objetivo deste estudo foi verificar a importância da dança, atividade física que envolve tempo de reação, na prevenção de quedas em idosos.

Metodologia:

trata-se estudo transversal com abordagem quantitativa. Participaram 120 idosas com idades entre 65 e 75 anos, divididos em dois grupos: Praticante de dança regular e não praticantes de atividade física. Para a coleta dos dados foi utilizado o questionário avaliando Atividade Física e Queda; (AFQ) e para medição do tempo de reação foi utilizado a plataforma de contato (Just Jump System, Probotics INC.) visando medir tempo de reação. Os dados coletados foram analisados estatisticamente pelo teste t student, sendo considerados significantes os valores de p < 0,05.

Resultados:

O grupo que praticava regularmente a dança apresentou menor Tempo de Reação frente ao outro que não realizava atividade física, em comparação ao quantitativo de quedas apresentando significância p < 0,0001, demonstrando que teve maior número de quedas.

Conclusão:

Acreditamos que este estudo possa vir a contribuir para diminuição de hospitalização, pois com a melhora do tempo de reação proveniente do seu treinamento, favorecerá ao idoso, a capacidade de resposta imediata ao estímulo, reduzindo a possibilidade de quedas