A mulher como foco central na prática do aleitamento materno: uma experiência assistencial fundamentada na teoria do auto-cuidado de OREM

Publication year: 1991

Este estudo consiste na elaboraçäo e implementaçäo de um marco conceitual e um processo de enfermagem fundamentados na Teoria de Auto-Cuidado de OREM tendo como foco central a mulher na prática do aleitamento materno.

Os conceitos utilizados neste marco foram:

ser humano, meio-ambiente, auto-cuidado, competência do invíduo para o auto-cuidado, demanda terapêutica para o auto-cuidado, competência da enfermagem para agenciar o auto-cuidado, aprendizagem, saúde/doença, enfermagem e comunidade/sociedade. Para a operacionalizaçäo deste marco utilizou-se a metodologia do processo de enfermagem de acordo com as fases e etapas preconizadas por OREM. As mesmas estäo subdivididas em duas fases, uma intelectual e outra prática e em três etapas: diagnóstico e prescriçäo de enfermagem (levantamento de dados), projeçäo e planejamento do sistema de assistência de enfermagem e provisäo e controle da assistência de enfermagem. A metodologia assistencial foi desenvolvida com 10 (dez) mulheres, no período de fevereiro de 1989 à dezembro de 1990 e sua implementaçäo teve início em uma maternidade de Florianópolis - SC, sendo posteriormente estendida ao domicílio das mesmas. O diagnóstico de enfermagem foi realizado durante o período de internaçäo das mulheres na maternidade e por ocasiäo das visitas domiciliares, através de entrevistas, consulta aos prontuários hospitalares e observaçäo, segundo instrumento elaborado para esta finalidade. A assistência de enfermagem foi planejada e desenvolvida a partir da identificaçäo dos déficits de competência para o auto-cuidado apresentados pelas mulheres no aleitamento materno, de acordo com o marco conceitual elaborado e etapas do processo de enfermagem. Com base nesta prática assistencial verificou-se que o marco conceitual foi adequado para direcionar a assistência de enfermagem prestada a estas mulheres e o processo de enfermagem foi operacionalizável na prática, favorecendo o direcionamento das açöes terapêuticas de auto-cuidado necessárias à assistência de cada mulher, a partir da realidade concretamente vivenciada pelas mesmas. Finalmente considera-se que o marco conceitual propiciou vislumbrar a mulher na prática do aleitamento materno de forma holística, promovendo seu crescimento como ser humano, fazendo-a descobrir a si mesma, suas potencialidades e limitaçöes.