Estudo exploratório dos problemas, nos seus aspectos físicos, apresentados por pacientes no pós-operatório imediato: uma contribuiçäo ao processo de enfermagem

Publication year: 1980

Neste trabalho procuramos identificar os problemas, nos seus aspectos físicos, apresentados por pacientes em período pós-operatório imediato com o intuito de construir uma ficha pós-operatória de enfermagem. O método de trabalho proposto é o exame físico do paciente. É feita, também, uma classificaçäo dos problemas em seis áreas, relacionadas com os segmentos corporais examinados.

As áreas ficaram assim denominadas:

aparência geral, sinais vitais, cabeça e pescoço, membros superiores, tronco e membros inferiores. Foram identificados 1.246 problemas em 100 pacientes examinados. A área com maior incidência de problemas foi a da cabeça e pescoço, seguida da área de aparência geral. Ao final do trabalho é apresentada uma ficha pós-operatória de enfermagem que se constitui num instrumento de avaliaçäo de pacientes no momento da admissäo na SRPA. Esse instrumento poderá ser utilizado pelo enfermeiro com o objetivo de prestar assistência a esse tipo de paciente.