Acolher, escutar e trabalhar em equipe: as representações sociais do cuidar do enfermeiro na recepção integrada em saúde mental

Publication year: 2003

O estudo trata das Representações Sociais de 10 (dez) enfermeiros assistenciais, de Instituições Psiquiátricas (sendo duas da rede municipal, e duas de ensino universitário), sobre as suas práticas na recepção integrada em saúde mental, a partir da questão: quais são as práticas do enfermeiro neste tipo de serviço. Os objetivos traçados foram identificar as representações sociais que o enfermeiro faz das suas práticas na recepção integrada; caracterizar através das representações o saber e o fazer do enfermeiro na clínica da recepção integrada; discutir a contribuição das práticas de enfermagem representadas, na recepção integrada. A natureza do estudo relaciona-o a pesquisa social. Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, utilizando o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais. A estratégia utilizada para coletar as representações foi dinâmica de sensibilidade à criatividade.

Os achados denominados de categorias foram discutidos a partir de autores:

Tenório (2001) e Furegato (1999), os quais referenciaram os conteúdos das representações e estas se encontram assim agrupadas: Primeira Categoria: O ACOLHIMENTO E A ESCUTA ÀS PESSOAS QUE CHEGAM; Segunda Categoria: O ENCONTRO INTERPESSOAL ENFERMEIRO/CLIENTE; Terceira Categoria: INTEGRANDO SABERES COM O FAZER; Quarta Categoria: O TRABALHO EM EQUIPE. A partir das discussões das categorias encontramos os enfermeiros representando suas práticas na recepção integrada através dos atos e acolher afetivamente as pessoas que chegam ao serviço, escutar de forma compreensiva e trabalhar em equipe. Desta forma, concluímos que os enfermeiros promovem um cuidado de enfermagem em saúde mental que é interpessoal, sensível, criativo, compartilhado e tecnológico. Valorizando a pessoa com sofrimento psíquico, contribuem com um modelo assistencial humanista, articulado a um modelo biomédico, para a clínica da recepção integrada.