Edema perineal no pós-parto: proposta de avaliação. Ribeirão Preto

Publication year: 2004

Frente às dificuldades vivenciadas na prática clínica sobre a identificação e avaliação do edema perineal no pós-parto é que objetivamos neste estudo elaborar uma proposta de avaliação para tal manifestação. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, para o qual foram convidados 5 profissionais de saúde com experiência na área de obstetrícia.

Estes tiveram como função avaliar a região perineal de 50 mulheres através de fotografias tiradas das mesmas em 3 momentos distintos:

na admissão no serviço, 4 e 24 horas após o parto. Estes períodos foram estabelecidos de acordo com a literatura científica que determina que o aparecimento e involução do edema se dão em predominância nestes estágios.

A partir das avaliações dos profissionais foi possível depreender que os mesmos realizaram a identificação do edema baseados em 2 descritores:

A Anatomia da Região Genital Feminina e Os Sinais do Processo Inflamatório.

Com base nesses descritores estabelecemos indicadores para a identificação do edema tais como:

perda da simetria (para grandes e pequenos lábios), apagamento dos limites das estruturas, perda dos contornos, distensão, brilho e hiperemia da pele e tumefação. Acreditamos que estes indicadores devam estimular investigações sobre sintomas de dor e limitações de funções, as quais constituem a proposta em questão.