Implementação e avaliação de atendimento ao paciente diabético utilizando o protocolo Staged Diabetes Management

Publication year: 2005

Trata-se de um estudo quase-experimental, prospectivo, comparativo, do tipo antes e depois, realizado no Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos.

Objetivo geral:

avaliar o impacto do Protocolo Staged Diabetes Management no controle metabólico dos pacientes diabéticos do Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Objetivos específicos:

caracterizar a população do estudo, segundo variáveis sociodemográficas - sexo e idade - e clínicas - tipo de diabetes, tempo de diagnóstico e co-morbidade -; descrever a evolução do tratamento e dos sinais e sintomas dos pacientes estudados; descrever e comparar, o índice de massa corporal (IMC), perfil glicêmico, lipídico e da pressão arterial dos pacientes diabéticos, antes e depois da implementação do Protocolo SDM; avaliar o conhecimento dos pacientes diabéticos acerca de sua doença, antes e depois da implementação do Protocolo SDM e descrever a satisfação dos pacientes, depois da implementação do Protocolo SDM. A população foi constituída por 54 pacientes diabéticos do tipo 1 e do tipo 2, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, de agosto de 2003 a abril de 2005. Para a coleta de dados, foram utilizados formulários, questionários, fichas de registros e exames laboratoriais, em três pontos denominados P0 — inicio do estudo; P6 - seis meses após o início do estudo, e P12 - o final do estudo. Na análise dos dados, utilizou-se o programa estatístico SPSS-11.5. Para a apresentação dos dados, os pacientes foram subdivididos em dois grupos G1 e G2. No grupo G1, foram alocados os pacientes diabéticos que encontravam-se no P0 em bom controle metabólico para cada um dos parâmetros clínicos, e no G2 os que estavam fora dos valores considerados como bom controle metabólico....