Concepção do enfermeiro na produção tecnológica informatizada para o ensino/aprendizagem em reanimação cárdio-respiratória (A)

Publication year: 2001

Estudo Metodológico que objetivou produzir um Programa de Instrução Inteligente Assistida por Computador, para o ensino de Reanimação Cárdio-Respiratória ao Enfermeiros e estudantes de Enfermagem, a fim de demonstrar subsídios para a compreensão e sustentação da tese de que o Enfermeiro quando mobilizado, concebe, produz e gere tecnologia informatizada para o ensino de Reanimação Cárdio-Respiratória em Enfermagem, com o propósito de contribuir para a aquisição de habilidade e conhecimentos nesta situação. A situação de parada cárdio¬respiratória é um evento profundamente estressante e ameaçador para aqueles que estão envolvidos e no qual a competência e a eficiência do profissional é rigorosamente exigida. A Informática mostra-se como um caminho ao desenvolvimento de novas propostas de ensino/aprendizagem em Enfermagem. O Referencial Construtivista, que fundamentou a produção, possibilita proporcionar às pessoas o relacionamento com o mundo tecnológico sem perder a dimensão do ser, pois embora as cenas sejam virtuais, o foco central "é o cuidado competente, seguro e livre de riscos ao Ser Humano".

O estudo propõe os seguintes passos na construção do programa:

-análise das necessidades dos educandos (conteúdo e objetivos); -escrita e desenho das instruções (Storyboard); -desenvolvimento da multimídia e programação; -prova piloto (teste); e, -revisão e modificação. Seu desenvolvimento está embasado em uma arquitetura distribuída que se fundamenta em sistemas que permitem a vários processos autônomos, chamados agentes, realizarem atos de inteligência global, através do processamento local e comunicação de interprocessos. ...