Comportamentos promotores de saúde e qualidade de vida de pessoas idosas participantes de um centro de lazer em Porto Alegre

Publication year: 2008

Esta é uma investigação descritiva que utilizou a integração dos métodos quantitativos e qualitativos, cuja análise foi realizada sob a perspectiva da qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da teoria da auto-eficácia de Bandura. Foi desenvolvida junto a 125 idosos participantes de um centro de lazer em Porto Alegre (Brasil), no qual realizam atividades físicas e sociais, com o objetivo de compreender a construção dos comportamentos promotores de saúde dessas pessoas. Na primeira etapa, foi aplicado um formulário contendo questões demográficas, socioeconômicas e de autopercepção da saúde e o questionário de avaliação de qualidade de vida - WHOQOL-bref. Para analisar esses dados, foram utilizadas a estatística descritiva e a analítica. A idade média foi 69,4 anos (DP=6,4), predominando o sexo feminino (90,4%), a escolaridade de ensino médio (37,6%) e as atividades no lar (79,2%). Metade recebia até cinco salários mínimos mensais, 64,8% morava acompanhado, 52% realizava atividade física e social há 5 anos ou mais, 96% consultou com profissional da área da saúde no ano anterior, 80% referiu autopercepção positiva da saúde atual. As médias dos domínios do WHOQOL-bref foram: físico 72,37 (+14,25), psicológico 73,50(+10,48), relações sociais 79,40(+12,98), meio ambiente 74,85 (+11,62) e global 78,30(+13,85), havendo correlação positiva, estatisticamente significativa, entre os quatro domínios com o domínio global.Na análise de regressão linear múltipla, o domínio físico foi o maior preditor de qualidade de vida, seguido pelos domínios meio ambiente e relações sociais. Na análise de variância(ANOVA), a variável autopercepção atual da saúde apresentou significância estatística com quatro domínios do WHOQOL-bref.
Para conhecer as atividades promotoras de saúde e identificar os fatores que influenciaram esses indivíduos idosos a adotar e manter comportamentos que consideram saudáveis, foram entrevistados 11 que alcançaram escores com um desvio-padrão igual ou acima da média do grupo.

Na análise das entrevistas surgiram três categorias:

comportamentos promotores de saúde (prática de atividade física, cuidados com a nutrição e convivência familia/social), adoção dos comportamentos promotores de saúde (influências na infância/juventude e na maturidade) e manutenção dos comportamentospromotores de saúde (atitudes e atributos pessoais positivos, expectativa de viver melhor e mais tempo). A investigação evidenciou que esses indivíduos mantêm comportamentos promotores de saúde similares aos recomendados pelos profissionais e pelas organizações de saúde.Além disso, supõe-se que a adoção e a manutenção de tais comportamentos foram determinadas pelo senso positivo de auto-eficácia desses indivíduos e porque eles desenvolveram estratégias para facilitar a manutenção.