Vida asilar para idosos residentes e seus familiares: um estudo de representações sociais de uma instituição de Feira de Santana (A)

Publication year: 2003

Este estudo tem como objetivo identificar, analisar e comparar as representações de idosos residentes e seus familiares, sobre a vida asilar, tendo como eixo referencial asRepresentações Sociais.

Pretendemos mostrar através dos cinco elementos da vida cotidiana:

falar, sentir, agir, pensar e sonhar; como representar uma realidade pouco conhecida a partir do que se sabe sobre ela. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como campo deinvestigação uma instituição asilar filantrópica do município de Feira de Santana/Ba. Os depoimentos dos sujeitos, cinqüenta e seis idosos a partir de 60 anos e quatorze familiares, foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no asilo e na residência dos familiares.

Dos discursos emergiram cinco categorias temáticas:

Na primeira categoria, (o falar) dos idosos e seus familiares, revelaram que para alguns idosos a instituição asilar tem representação de prisão. Para outros idosos a vida no asilo representa calma e segurança. Entretanto, para os familiares o asilo é um local ideal para passar a velhice, com uma vida calma e segura. ...