Aspectos quali-quantitativos do dimensionamento de pessoal de enfermagem em uma unidade cirúrgica de um hospital de ensino
Publication year: 2007
Estudo de caso, descritivo-exploratório, de abordagem quanti-qualitativa, em que objetivou-se realizar o dimensionamento de profissionais de Enfermagem requeridos em uma unidade de cirúrgica do aparelho digestivo (CAD) de um hospital de ensino, associando-o à análise conjunta de fatores dos ambientes operacional e interno, identificados como intervenientes no processo de cuidar da unidade. Constatou-se que este hospital federal, integrante dos sistemas nacionais de educação e de saúde, submete-se a políticas e normativas que definem, entre outros elementos, suas finalidades, metas, domínio, clientela, financiamento, modelo de gestão, que influenciam seus processos produtivos. O dimensionamento de pessoal de Enfermagem fundamentou-se na Resolução COFEN 293/2004.
Foram coletados múltiplos dados por meio de:
observação sistemática, entrevista, pesquisa documental, e aplicação de formulários. Os sujeitos da pesquisa foram pacientes internados e profissionais de Enfermagem da CAD. Calculou-se carga de trabalho da enfermagem, utilizando-se o Sistema de Classificação de Pacientes de Fugulin (2002) e as horas médias de assistência destinadas a cada tipo de cuidado pela referida resolução; a jornada de trabalho de 30 horas, e o Índice de Segurança Técnica (IST) calculado para cobrir ausências de profissionais da CAD. Os pacientes internados foram classificados, diariamente, por 31 dias consecutivos, e foram realizadas 333 observações. Dos 84 pacientes, 0,61% requereram cuidados intensivos, 4,58% cuidados semi-intensivos, 12,03% cuidados de alta dependência, 18,23% intermediários e 64,55% cuidados mínimos. Constatou-se que 40% do IST deve-se às ausências por folgas, 4% por feriados, 9% por férias, e 4% para enfermeiras e 40,5% para auxiliares e técnicos por licenças médicas. Projetou-se para a CAD um quadro de pessoal de 31 profissionais de Enfermagem para os 16 leitos ativos (2 enfermeiras e 29 auxiliares e técnicos). Comprovou-se que os 18 profissionais da CAD suprem atualmente apenas as horas de enfermagem diárias requeridas para a unidade, mas não há cobertura para as suas ausências. A gerência supre a falta de pessoal, autorizando horas-extras. Na análise de fatores dos ambientes operacional e interno intervenientes no processo de cuidar da CAD concluiu-se que: os profissionais de enfermagem são produtivos e compromissados, mas em número insuficiente, devido a restrições legais, orçamentárias e fiscais; seu absenteísmo é elevado, e suas condições de trabalho são adversas (faltam materiais, há instalações adequadas). A adesão dos profissionais do hospital a greves revela a sua insatisfação em relação às condições de trabalho e trabalhistas. O dimensionamento de pessoal de Enfermagem que inclua a análise dos ambientes operacional e interno é um instrumento que fundamenta e enriquece o poder de argumentação da gerente de Enfermagem frente ao hospital, em defesa da melhoria das condições de trabalho, com vistas à concretização do cuidado de qualidade, de acordo com: valores éticos, organizacionais e da profissão; padrões técnicos; e necessidades dos pacientes e dos profissionais.
Descriptive and exploratory case-study, with a quantitative and qualitative approach. The aim was to develop the dimensioning of nursing staff at a digestive tract surgical (DTS) unit of a university hospital. Analysis comprehended the internal and external operational environments factors analysis, considering their role related to the health care process in this health service. It was shown that this federal hospital, which belongs to the national education and health services, is submitted to the policies and rules that define, among other elements, its objectives, goals, domains, users, financing, management model, which influence its productive processes. The dimensioning of nursing staff was based on the 293/2004 Resolution of Federal Council of Nursing.