Ações cuidativas na terapêutica medicamentosa do idoso: a prática transformadora do cuidado de si
Publication year: 2004
Trata-se de estudo qualitativo referente à terapêutica medicamentosa dos idosos pertencentes à área de abrangência de uma Unidade Programa Saúde da Família da cidade de Ponta Grossa. Dos muitos problemas relativos à medicação, destaca-se a dificuldade de compreensão, por parte dos idosos, nas informações fornecidas pelos profissionais acerca do tratamento medicamentoso, porquanto revelando a continuidade do problema de saúde e até mesmo a cronicidade da doença.
O estudo tem como questão norteadora:
qual o entendimento que os idosos têm referente aos cuidados de si com a terapêutica medicamentosa. Tem-se como objetivo geral o desenvolvimento de ações educativas transformadoras do cuidado de si dos idosos concernentes à terapêutica medicamentosa. Na primeira fase do estudo, denominada de diagnóstico do cuidado de si referente à terapêutica medicamentosa, a coleta de dados aconteceu no domicílio do idoso mediante a utilização de questionário contendo dados de identificação analisados de modo quantitativo por meio de distribuição de freqüência e apresentados em números absolutos e percentuais, os dados específicos do estudo analisados qualitativamente pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. A segunda fase, denominada a prática transformadora do cuidado de si, a coleta de dados aconteceu no próprio espaço físico da Unidade de Saúde, tendo como metodologia o Círculo de Cultura de Paulo Freire, alicerçado pela orientação da Pesquisa Convergente Assistencial, no qual os dados transcritos de acordo com as falas dos participantes e analisados conforme as etapas do Círculo de Cultura de Freire. Os resultados demonstraram a necessidade urgente do desenvolvimento de ações educativas concernentes à terapêutica medicamentosa do idoso, seja na instituição de saúde ou no domicílio. As ações de prevenção e assistência devem estar voltadas para o incentivo do cuidado de si do idoso com a medicação, pois a promoção do envelhecimento saudável e do cuidado de si do idoso significa a valorização da autonomia e a preservação da independência física e mental.
It deals with qualitative study referring of the treatment the medicine base of the elderly ones enclosed of a Unit of Health for the program called "Programa Saúde da Família" of the Ponta Grossa city. Of the many problems concerning medicine, it is distinguished the difficulty of comment, of the elderly ones, from information supplied by professionals about the medicine treatment, disclosing the continuation of the problem and even so the worsening of the illness.