Adesão ao uso de psicofármacos pelo portador de transtorno mental: percepções do enfermeiro
Publication year: 2015
O objetivo deste estudo foi apreender as percepções do enfermeiro sobre a adesão ao uso de psicofármacos pelo portador de transtorno mental. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório, desenvolvido no período de 2014 a 2015, no município de Curitiba no estado do Paraná. A coleta dos dados foi realizada em Centros de Atenção Psicossocial - CAPS II e CAPS III mediante entrevista semiestruturada individual com a participação de vinte e três enfermeiros. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo Temático Categorial proposta por Bardin.
As categorias que emergiram foram:
1) Fatores que contribuem para a adesão ao uso de psicofármacos. 2) Fatores que contribuem para a não adesão ao uso de psicofármacos. Os participantes trouxeram percepções referentes aos fatores que consideram contribuir para que os portadores de transtorno mental façam o uso de psicofármacos corretamente como o atendimento recebido pela a equipe multiprofissional, o vínculo terapêutico estabelecido com a equipe, a fé e a espiritualidade, a família como fatores de motivação, o desejo da melhora do estado de saúde e o de retornar as atividades da vida cotidiana e a importância da medicação supervisionada pela enfermagem no CAPS. Sobre os fatores que contribuem para a não adesão foram referidos pelos enfermeiros os efeitos colaterais e adversos apresentados como uma situação presente durante o tratamento medicamentoso, a melhora no quadro clínico e a crença de que estão curados, o fanatismo religioso, a não aceitação do uso psicofármacos, não saber ler, a falta de comprometimento do portador, os enfermeiros relataram a falta de apoio familiar e social durante o tratamento medicamentoso e consequentemente a exacerbação dos sinais e sintomas em decorrência da não adesão, bem como o uso de álcool e outras drogas associados a estes medicamentos. Esses relatos remetem a importância de busca de conhecimento pelo enfermeiro para efetivas ações educativas em saúde aos portadores de transtorno mental e familiares de forma atualizada e efetiva considerando as necessidades, limitações, potencialidades e interesse destes em especial do portador de transtorno mental.
The present study aimed to gather the perceptions of nurses concerning mental health patients' adherence to the use of psychotropic drugs. This research consisted of a qualitative, exploratory study, developed from 2014 to 2015, in the city of Curitiba, Paraná, Brazil. Data collection was performed in Psychosocial Care Centers (Caps II and CAPS III), through semi-structured individual interviews, with the participation of 23 nurses. Data were analyzed according to Bardin's Categorical and Thematic Content Analysis.