O cuidado cultural de enfermagem "com" o idoso renal crônico em tratamento hemodialítico

Publication year: 2006

Trata-se de estudo de natureza qualitativa, que teve como objetivo vivenciar a trajetória do cuidado cultural “com” o paciente idoso renal crônico em tratamento hemodialítico. O estudo foi baseado na Teoria da Diversidade e Universalidade Cultural de Leininger (1991) e na metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) proposta por Trentini e Paim (1999, 2004). O marco conceitual fundamentou-se em minhas crenças e em alguns pressupostos de Leininger e em seus conceitos de cultura, cuidado, ser humano, saúde, enfermagem e ambiente. Os participantes deste estudo foram cinco idosos renais crônicos em tratamento hemodialítico em uma unidade de hemodiálise na cidade de Curitiba, PR. O estudo foi desenvolvido, no período de agosto a novembro de 2005, em dois cenários: na clínica de hemodiálise e no domicílio dos idosos envolvidos na pesquisa. Para nortear o estudo, percorri os quatro Momentos do Cuidado Cultural proposto por Lenardt (1996): a aproximação do idoso participante; demonstração de competências: técnico-científica e socioafetiva; conhecimento mútuo de enfermeira, idoso e familiares, e conhecimento do ambiente familiar. Para a coleta de informações foram elaborados três instrumentos de apoio, baseados na Teoria Cultural do Cuidado e no modelo do Sol Nascente. Como técnica de obtenção das informações, utilizei a entrevista semi-estruturada a que procedi enquanto realizava as ações de cuidado na unidade de hemodiálise e durante as visitas domiciliares. Para a ordenação e análise dos discursos, utilizei a proposição metodológica de Lefèvre e Lefèvre (2003), denominada Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O primeiro momento do estudo, marcado pela avaliação do prontuário, resultou em fatores que levam à identificação do idoso e das informações referentes ao tratamento hemodialítico. O segundo momento, realizado em visita domiciliar, resultou numa análise subjetiva dos hábitos e na observação do modo de vida do idoso. O terceiro momento, realizado na clínica de hemodiálise, resultou na análise dos fatores de visão de mundo do idoso sob os aspectos tecnológicos, religiosos e filosóficos, sociais e de parentesco, econômicos, políticos, legais e educacionais. As ações de enfermagem foram elaboradas a partir das três modalidades preconizadas por Leininger (1991) para guiar as intervenções de enfermagem: preservação, negociação e repadronização das crenças ou práticas de cuidado. A partir desse estudo, e com base nos discursos dos idosos participantes, foram analisados os conceitos de ser humano, saúde, doença, enfermagem e cultura. As informações coletadas por meio de PCA apontaram a visita domiciliar ao idoso em tratamento hemodialítico como o cenário mais profícuo para obter as informações e traduzi-las em cuidado cultural.
This study is of qualitative nature, that had as objective to live deeply the trajectory of the cultural care with the aged patient renal chronic in hemodialisys treatment. The study was based on the Leininger's theory of Cultural Care Diversity and Universality (1991) and the methodology of the Convergent Research of Assisting (PCA) proposed by Trentini and Paim (1999, 2004). The conceptual landmark was based on my beliefs and some estimated of Leininger and her concepts of culture, care, human being, health, nursing and environment. The participants of this study had been five aged chronic renal in a unit of hemodialisys treatment in the city of Curitiba – PR. The study was developed in the period from August to November of 2005, in two scenes: in the clinic of hemodialisys and the domicile of the aged ones involved in the research. To guide the study, I covered the four Moments of the Cultural Care considered by Lenardt (1996): the approach of the aged participant; demonstration of abilities: technical-scientific and social-affective; mutual knowledge of the nurse, aged and familiar and knowledge of the familiar environment. To gather the information three instruments of support had been elaborated, based in the Cultural Theory of the Care and in the Sunrise model. As technique of attainment of the information I used the half-structured interview that was carried through while I carried through the actions of care in the unit of hemodialisys and during the domiciliary visits. For the sorting and analysis of the speeches I used the metodological proposal of Lefèvre and Lefèvre (2003), called Speech of the Collective Subject. The first moment of the study, marked by the evaluation of the patient handbook resulted in factors that take the identification of the aged one and of the referring information to the hemodialisys treatment. The second moment, carried through in domiciliary visit, resulted in a subjective analysis of the habits and in the observation of the way of life of the aged one. The third moment, carried through in the clinic of hemodialisys, resulted in the analysis of the factors of vision of world of the aged one under technological, religious and philosophical, social and of kinship, economic, politic, legal and educational. The actions of nursing had been elaborated from the three modalities praised for Leininger (1991) to guide the interventions of nursing: preservation, negotiation and restandardization of the beliefs or actions of care. The information collected by means of PCA had pointed the domiciliary visit to the aged one in hemodialisys treatment as the more proper scene to get the information and to translate them in cultural care.