Cuidado de enfermagem ao idoso no Centro de Terapia Semi-Intensiva
Publication year: 2008
O aumento da expectativa de vida tem fomentado inúmeros estudos a respeito do tema idoso e, as transformações nas Políticas Públicas de um modo geral influenciam a mudança política, social e econômica. O estudo teve-se o objetivo: conhecer como o enfermeiro percebe o cuidado de enfermagem ao idoso internado em Centro de Terapia Semi-Intensiva. A metodologia utilizada foi à qualitativa exploratória e os participantes deste estudo constituíram-se de todas as sete enfermeiras assistenciais lotadas no CTSI. Para a coleta de dados foi realizada entrevista semi – estruturada. O instrumento de coleta de informações contemplou dados de identificação do informante e uma questão guia para que o mesmo discorresse a respeito de como percebe o cuidado de enfermagem desenvolvido ao paciente idoso internado no CTSI. Para a análise das informações obtidas das entrevistas com os participantes foi utilizada a proposta por Minayo que inclui a fase de ordenação, classificação e análise dos temas emergentes.
Após a análise das entrevistas emergiram cinco categorias temáticas:
1) Singularidades e mudanças no perfil do idoso que influenciam no cuidado de enfermagem; 2) O acompanhante no tratamento do Idoso na percepção dos sujeitos; 3) O cuidado que o enfermeiro desenvolve ao idoso. 4) A infra-estrutura física e de recursos humanos influenciam no cuidado; 5) O preparo do enfermeiro para cuidar do idoso. Os sujeitos reconheceram que o idoso possui características peculiaridades e, portanto deve se cuidado de modo diferenciado do adulto, entretanto devido ao pouco conhecimento sobre o tema esse cuidado é realizado sem considerar as especificidades. Referem que o acompanhante é fundamental para o tratamento e recuperação do idoso, entretanto a qualidade de relacionamento familiar pode influenciar no momento de prestar o cuidado. A infraestrutura foi indicada como fator que dificulta a permanência do acompanhante junto ao idoso e a falta de recursos humanos não permite que o cuidado seja integral e individualizado. O estudo permitiu concluir que o enfermeiro possui pouco conhecimento sobre as Políticas Públicas do idoso e que o tema foi abordado de modo insuficiente quando cursaram a graduação. É necessário que o enfermeiro mantenha-se atualizado buscando meios como educação permanente, pós– graduação e leituras para que possa prestar cuidado qualificado ao idoso.
The increase of the life expectancy has instigate a lot of studies about the elderly and the transformation on Public Policies also has had an influence on politics, social and economics changes. This study had as objective to know how the nurse understands the nursing care to elderly as a patient inside a Semi-Intensive Care Unit (SICU). The methodology in this study was the exploratory qualitative research and the participants were seven assistant nurses who work in SICU. The data were collect by halfstructured interview. The tool used to collect the data took identification and one guide question asking to the participant explained how she understands the nursing care to the elderly inside the SICU. To analyse the information was used the method suggested by Minayo which includs the order phase, classification and analysis of the emergent themes.