Funções do enfermeiro no ciclo do sangue
Publication year: 2012
O ciclo do sangue é um processo que segue uma lógica operacional para sua concretização. Inicia com a captação dos doadores de sangue sendo o seu final o processo de transfusão de receptores de sangue ou hemocomponentes na assistência hemoterápica.Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa investiga as funções do enfermeiro no ciclo do sangue à luz do Referencial Teórico de Funções de Clèmence Dallaire.
As funções para Dallaire são descritas em número de cinco:
Cuidar, Educar, Colaborar, Coordenar e Supervisionar. Função para a autora é definida como aquilo que a pessoa deve realizar para desenvolver seu papel na sociedade, dentro de um grupo social. Assim, as funções do enfermeiro referem-se ao conjunto de ações que esses profissionais devem realizar a fim de desenvolver seu papel no sistema de saúde. Dos objetivos, o geral foi relacionar as funções do enfermeiro no ciclo do sangue e os específicos foram identificar as funções, suas subcategorias e as principais atividades a elas relacionadas; Identificar as etapas do ciclo do sangue relacionadas ao Referencial Dallaire; e discutir as principais atividades relacionadas a cada função. Realizado em cinco serviços de hemoterapia da cidade de Curitiba/Pr, que realizam todas as etapas deste ciclo, designados como Hemocentro Coordenador e Núcleos de Hemoterapia. A amostra foi composta de 12 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu em junho de 2012 e como técnica para coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados utilizada,foi à análise de conteúdo correlacionando as atividades desenvolvidas pelos enfermeiros do estudo, ao referencial de Dallaire. Esse estudo mostrou que os enfermeiros que atuam nos serviços de hemoterapia, do município de Curitiba, realizam todas as funções descritas no referencial Dallaire. Na etapa do ciclo do sangue denominada Coleta, a Função Cuidar está em destaque e envolve cuidados técnicos especializados, gerais e de manutenção de vida. As funções mais realizadas nas diversas etapas são Educar e Coordenar seguindo-se da função Cuidar. A Função Educar aparece na forma de orientação visando facilitar a tomada de decisão. A coordenação é exercida para a concretização do cuidado, para isto ele organiza o trabalho e os recursos humanos. Na supervisão o enfermeiro, com ações educativas, orienta sua a equipe a qual ele é legalmente responsável. Evidenciou-se de forma tímida a função colaborar, e indica o trabalho interdisciplinar. Os enfermeiros do estudo buscam de forma contínua utilizar das prerrogativas legais e normativas que norteiam suas atividades. Essa preocupação evidencia que reconhecem os riscos inerentes ao processo, assim como se preocupam com a as exigências dos regulamentos sanitários e legais. Os resultados propiciaram ter uma visão geral da contribuição dos enfermeiros na assistência hemoterápica da cidade de Curitiba em que está presente a super especialização a qual exige experiência e responsabilidade.
The blood cycle is a process that follows an operational logic for its implemention. Starts with the capture of blood donors being your final process of receptors transfusion of blood or hemocomponents in the hemoterapic assistance. It is an exploratory study, descriptive with a qualitative approach investigates the roles of nurses in blood cycle of the light of Theoretical Functions of Clémence Dallaire.