Enfermeira de ligação: estratégia de integração entre hospital e unidades da atenção primária
Publication year: 2016
Pesquisa de intervenção de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. Os objetivos foram propor estratégia de contrarreferência do hospital para a atenção primária com a contribuição da "enfermeira de ligação"; avaliar o projeto piloto da "enfermeira de ligação" na perspectiva das enfermeiras das unidades de internação do hospital e da UPA que realizaram a contrarreferência; avaliar a proposta na perspectiva das enfermeiras da atenção primária e identificar o perfil dos usuários encaminhados das unidades de internação do hospital e da UPA para as unidades de saúde.
Participaram deste estudo 53 enfermeiros:
12 enfermeiros do hospital: clínica médica masculina e feminina; cirurgia geral e do aparelho digestivo; ortopedia, urologia, neurologia clínica e centro de tratamento semi-intensivo, sete enfermeiros da UPA, 34 enfermeiros da atenção primária e 43 usuários totalizando 96 participantes. Para a realização da pesquisa foram considerados e respeitados todos os aspectos éticos conforme os preceitos da Resolução 466/12- CNS. Foi realizado um projeto piloto nas unidades de internação do hospital e da UPA e os enfermeiros participantes aceitaram assumir provisoriamente a função de "enfermeira de ligação".A implantação ocorreu em três etapas sequenciais:
etapa I - planejamento da intervenção, etapa II - implantação do projeto piloto, etapa III - avaliação da intervenção - coleta de dados. Para análise das entrevistas dos enfermeiros participantes da pesquisa utilizou-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, 2011 e para identificar o perfil dos usuários contrarreferenciados foi realizado avaliação das fichas de contrarreferências sendo analisadas pela mesma técnica. Entre os resultados verificou-se que a maioria dos enfermeiros participantes possui idade entre 31 a 40 anos com mais de dez anos de formação e com ao menos uma especialização.Em relação aos enfermeiros que realizaram a contrarreferência foi identificado quatro categorias:
dificuldades relacionadas aos usuários, dificuldades relacionadas ao processo de trabalho, facilidades e sugestões.Em relação aos enfermeiros que receberam os usuários na atenção primária foram identificadas seis categorias:
Opinião sobre o projeto, contato por telefone, informações recebidas sobre o usuário, recebimento da documentação de alta via e-mail, inclusão desta função no processo de trabalho do enfermeiro e sugestões. Em relação aos usuários foi identificado que a maioria possui mais de 60 anos de idade e a unidade de internação que mais contrarreferenciou usuários foi à unidade de neurologia clínica. Percebeu-se que todos os usuários contrarreferenciados eram portadores de mais de uma patologia prevalecendo à hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, sendo hospitalizados por diferentes motivos. Entre as necessidades de continuidade de cuidados apresentadas pelos usuários podemos citar cuidados com feridas complexas, cuidados com dispositivos, entre eles, sondas nasoenterais, nasogástricas, vesicais, colostomias, ileostomias e cateteres de hemodiálise. Entende-se que todos os enfermeiros consideraram importante a realização da contrarreferência e que este processo impactou diretamente na qualidade do atendimento, sendo possível ser implantado.
Exploratory intervention research and qualitative approach. The goals were to propose counter-reference strategy from the hospital to primary care with the contribution of the "liaison nurse", to evaluate the pilot project of the "liaison nurse" under the perspective of the nurses within the inpatient units and emergecy care units that conducted the counter-reference, to evaluate the proposal under the perspective of primary care nurses and identify the profile of the users sent from inpatient units within hospitals and emergency care units to care units.