Implantação de uma comissão de cuidados com a pele em hospital de ensino
Publication year: 2013
O tema segurança do paciente alcançou, na atualidade, um espaço muito importante nos modelos de gestão das instituições de saúde, nas discussões em encontros e no campo da pesquisa. Despertando o interesse dos profissionais da área da saúde no desenvolvimento de programas de qualidade dos serviços, visando prestar uma assistência ao paciente baseada na segurança e na eficácia. Monitorar a ocorrência de lesões de pele em pacientes internados evidencia-se como um fator importante no gerenciamento de risco, colaborando para a segurança do paciente com relação à prevenção e à redução dos eventos adversos decorrentes do cuidado à saúde. Nesta perspectiva, os objetivos deste estudo foram: realizar diagnóstico situacional da instituição quanto à prevenção e tratamento de lesões de pele; descrever as fases de implantação da Comissão de Cuidados com a Pele em um Hospital de Ensino de Curitiba. Trata-se de pesquisa descritiva dividida em duas etapas. Na primeira etapa, de natureza diagnóstica, realizou-se um diagnóstico situacional da notificação e do acompanhamento, ações de prevenção e tratamento das lesões de pele, e da existência de capacitação dos profissionais de enfermagem. Nesta etapa foram entrevistados 25 enfermeiros, sendo um representante de cada unidade de internação.
Os dados foram analisados e agrupados em:
caracterização das unidades; prática do enfermeiro relacionada a lesões de pele; conhecimentos sobre ferramentas de gestão da qualidade e segurança do paciente e conhecimentos e práticas relacionadas às lesões de pele. Os resultados apontam que a medida mais realizada para a prevenção de lesões de pele é a mudança de decúbito. A instituição possui gestão de risco e da qualidade, mesmo assim, somente 16% dos participantes referiram utilizar a úlcera por pressão (UP) como indicador de qualidade para a gestão de risco e 52% não realizou nenhuma notificação de lesões. Com relação a programas de educação, 88% relataram que não existe capacitação sobre o tema cuidados com a pele na instituição. A segunda etapa denominada intervenção, cuja proposta foi de pesquisa documental, visou à implantação da comissão de cuidados com a pele (CCP) a fim de sistematizar o cuidado de prevenção e tratamento das lesões de pele aos pacientes internados na instituição local do estudo.A comissão foi implantada em quatro passos sendo eles:
negociação; estruturação; documentação e implementação, e foi oficializada por portaria em outubro de 2012. Tem caráter normativo e consultivo para desenvolver atividades relacionadas à assistência, educação permanente e pesquisa no que se relaciona a prevenção e tratamento de lesões de pele, cuidados com estomias, cateteres e drenos. No período de outubro/2012 a julho/2013 foram realizados 402 atendimentos pela CCP. Dentre as etiologias tratadas a mais prevalente foi a UP (36%). Os cuidados relacionados às lesões de pele são essenciais em uma instituição de grande porte e o seu controle exige um conjunto de medidas por parte dos profissionais e da instituição, como o cuidado baseado em evidências científicas, políticas de gestão, capacitação e uso de tecnologias adequadas para o cuidado com qualidade.
Currently the theme security of patients has reached an important place in the management of heath institutions, in congresses discussions and in the research area. Provoking the interest of health professionals in the quality development of services programs, with the aim to provide assistance to the patient based on security and efficiency. Monitoring skin injuries in hospitalized patients is an important procedure in the risk management, contributing in the patient's security related to the prevention and reduction of unfavorable events from health care. In this perspective, objectives of this study were diagnose the current situation of the institution's prevention and treatment of skin injuries; describe the phases of the development of the Skin Care Commission in a University Hospital from Curitiba. The research, divided in two parts is quantitative and qualitative. In the first part, that was a diagnostic survey, the current situation of notification and prevention actions for the skin injuries treatment was diagnosed and also the existence of training courses for nursing professionals was researched. Twenty-five nurses were interviewed, one from each admission unit from the institution.