A percepção de adolescentes gestantes acerca dos papéis ocupacionais e do futuro papel materno
Publication year: 2011
Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa desenvolvido mediante pesquisa participante no período de 2010 a 2011. Abordou-se o tema gravidez na adolescência, considerada uma etapa do desenvolvimento humano com suas peculiaridades e permeada por uma série de transformações que envolvem fatores biológicos e culturais. Muitas adolescentes podem vivenciar conflitos em relação a suas escolhas e desempenho de papéis em relação à futura maternidade. Sendo assim, o Terapeuta Ocupacional pode atuar junto às adolescentes gestantes abordando a gestação e a maternidade, tendo como foco de investigação o desempenho ocupacional. O cenário da pesquisa foi o Sistema Único de Saúde - SUS, especificamente a Atenção Básica à Saúde, identificado na atuação do Terapeuta Ocupacional neste contexto. Neste estudo, utiliza-se o termo papel ocupacional na perspectiva do Modelo de Ocupação Humana - MOHO.
A questão norteadora foi:
Como em um processo grupal adolescentes gestantes percebem os seus papéis ocupacionais na gestação e o desenvolvimento futuro do papel materno? Buscou-se identificar os papéis ocupacionais desempenhados pelas adolescentes no segundo e terceiro trimestres da gestação, mediante a Lista de identificação de papéis ocupacionais, e favorecer a reflexão de um grupo de adolescentes gestantes acerca de a percepção dos futuros papéis ocupacionais e sua relação com a maternidade. Aplicou-se a técnica de Grupo em Terapia Ocupacional a um grupo de sete participantes, associada à metodologia problematizadora segundo o Método do Arco de Charlez Maguerez. Destaca-se entre os resultados a perda dos papéis de amigo e estudante, considerados pertinentes a essa fase de vida. Constatou-se também a incorporação do papel de cuidador, membro de família e o papel materno, alicerçados ao momento da gestação. A participação de adolescentes no grupo no contexto de uma Unidade Básica de Saúde, tendo como facilitadoras as dinâmicas grupais, problematizadas a partir da própria realidade e interesse das adolescentes promoveu a identificação e reflexão de seus papéis ocupacionais no período da gestação, bem como daqueles relacionados à perspectiva futura do papel materno. Conseguiu-se mobilizar um processo de mudança para as adolescentes visando favorecer o seu fortalecimento, a adaptação ativa à realidade, o rompimento de estereótipos, a redistribuição de papéis e uma atitude positiva em relação às mudanças sofridas. Esta proposta contribui também para a prática profissional e à ciência da Terapia Ocupacional, oferecendo uma possibilidade de aplicação do MOHO no trabalho em grupo com a população-alvo.
It is a descriptive-exploratory study conducted through a qualitative approach developed during the years of 2010 and 2011. The main theme is adolescent pregnancy, which is considered as a phase of human development with its peculiarities, permeated by a sequence of changes that involve biological and cultural factors. Some adolescents may pass through conflicts related to their choices and performance roles related to the future maternity. Therefore, the occupational therapist may approach pregnancy and maternity, focusing its investigation and practice on occupational performance. The research field is the Sistema Único de Saúde (SUS), concentrated on Health Primary Care and the occupational therapist practice in this context. The term occupational role is used in the Model of Human Occupation (MOHO) perspective.