As práticas culturais de cuidado com a saúde dos idosos longevos no âmbito domiciliar
Publication year: 2012
O envelhecimento populacional é um relevante fenômeno mundial e ressalta-se o expressivo incremento da população com idade superior a 80 anos, também denominada longeva, mais velha, mais idosa. O olhar atento para os modos como esses idosos se cuidam foi eleito como fator determinante dentro da estrutura para compreender o envelhecimento. Destaca-se a Teoria da Universalidade e Diversidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger como um meio que possibilita ao enfermeiro prover cuidados culturalmente congruentes aos longevos. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo de abordagem cultural, cujo objetivo foi descrever as práticas, crenças e valores de cuidado com a saúde dos idosos longevos. O estudo foi desenvolvido com idosos longevos no Bairro Alto do município de Curitiba e teve como cenário focalizado os domicílios dos idosos. Os participantes do estudo foram 34 informantes gerais e 12 informantes-chaves, que estiveram envolvidos nas cenas culturais. A coleta e as análises das informações ocorreram entre fevereiro e setembro de 2012, por meio do modelo O-P-R (observação-participação-reflexão) e entrevistas etnográficas segundo Spradley e McCurdy.
Emergiram três domínios culturais:
1) suporte para o cuidado da saúde dos mais velhos; 2) maneiras dos longevos cuidarem da sua saúde; e 3) passagens ao longo do curso de vida que refletiram no cuidado dos mais idosos.Do conjunto dos domínios e taxonomias resultou o seguinte tema cultural O sagrado e o afeto:
âncora dos longevos para os cuidados à saúde. O sagrado e o afeto foram considerados os elementos mais significativos nas práticas de cuidados à saúde dos mais idosos. O afeto para os longevos está relacionado à necessidade de amor e pertencimento, e é com os membros familiares que eles encontram a afetividade que sustenta a vida. O sagrado se manifesta nos longevos por meio da religiosidade e essa se constitui um atributo do cuidado de si. Desfrutar da convivência harmônica com Deus está entre os principais cuidados com a saúde dos mais idosos, numa mistura de sagrado e profano, de ritos e mitos, num verdadeiro sincretismo religioso. Uma das contribuições para a Enfermagem gerontológica, que se pode extrair do presente estudo, se refere à consideração do ponto de vista dos mais idosos. Esse respeito pela palavra do outro, que desde então passou a caracterizar a Antropologia, deve servir de inspiração para nossas práticas de Enfermagem.
Population aging is a global phenomenon and highlights relevant to the significant increase of the population aged over 80 years, also called long-lived, older, oldest. The closer look at the ways these elderly care if he was elected as a determining factor within the structure to understand aging. We highlight the Theory of Diversity and Universality Cultural Care Madeleine Leininger as a medium that allows nurses to provide culturally congruent care to oldest. This is a qualitative descriptive study of the cultural approach, whose goal was to describe the practices, beliefs and values of health care for the oldest old. The study was conducted with the oldest old in Bairro Alto and the city of Curitiba has focused scenario as the households of the elderly. Study participants were 34 general informants and 12 key informants who were involved in cultural scenes. The collection and analysis of information occurred between February and September 2012, using the model OPR (observation-participation-reflection) and ethnographic interviews second Spradley and McCurdy.