Sentimentos e percepções do cliente no pré-operatório de cirurgia cardíaca
Publication year: 2004
Nas últimas décadas, a cirurgia cardíaca tornou-se um procedimento vastamente utilizado no tratamento das doenças cardiovasculares, entretanto, percebe-se que essa intervenção ainda causa grande impacto nos que dela precisam, por relacionar-se ao coração, que é o órgão central do corpo. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo apreender os sentimentos e as percepções do corpo enfermo que se encontra em pré-operatório de cirurgia cardíaca. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, e que conta com a participação de 11 sujeitos em pré-operatório de cirurgia cardíaca, entrevistados no período de março a abril de 2004.
A análise dos discursos aconteceu em três momentos:
descrição, redução e compreensão fenomenológica, dos quais emergiram duas unidades temáticas, que foram categorizadas subjetivamente em Corpos amedrontados - uma realidade a ser transcendida e A esperança de vir-a-ser um novo corpo. A primeira categoria abarca as diversas faces do medo que atinge quem vivencia o pré-operatório, como: da morte causada pela cirurgia, da violação interior, das cicatrizes deixadas, e ainda, o desejo de fuga. A segunda categoria versa sobre a possibilidade de obtenção de uma vida melhor, mediante o novo corpo conquistado com a cirurgia. Foi possível desvelar o fenômeno estudado e mostrar a necessidade de interação entre a enfermeira e o corpo enfermo na situação perioperatória, tendo em vista a promoção do seu bem-estar.
In the last decades the cardiology surgery has become a widely used procedure for cardiovascular diseases, although, is noted that intervention still causes a big impact in those who need it. This impact is due to the people's belief that the heart is the body central organ. Therefore, this research had as an objective to learn the feelings and perceptions of the illness body which is in cardiology surgery pre-operation. This work is a qualitative research with an phenomenological approach, performed in the Hospital de Clinicas of the Parana Federal University, with the sample of 11 persons in pre-operation for cardiology surgery, interviewed during March and April of 2004.