Cair, um estudo diagnóstico de enfermagem sobre quedas: indicadores de cuidados dentro e fora do hospital

Publication year: 2018

Cair é uma situação que interessa a enfermagem e uma preocupação geral quando se trata principalmente de idosos, cujo os dados estatísticos mostram um aumento significativo no mundo e principalmente no Brasil.

OBJETIVOS:

Fazer um diagnóstico sobre quedas de clientes e que motivos são desencadeadores delas. Identificar os fatores de risco associados à ocorrência de queda dentro e fora do hospital. Propor um jogo educativo de prevenção de quedas de clientes, dentro e fora do hospital.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo de abordagem descritiva, qualitativa, de intenção diagnóstica, que foi realizado com clientes internados em um hospital de ensino situado no Rio de Janeiro.

RESULTADOS:

Foram entrevistados 14 clientes. Quanto a presença de quedas, 43% relataram ter caído fora do ambiente hospitalar, 7% dentro do ambiente hospitalar, 7% dentro e fora do ambiente hospitalar. Durante a pesquisa foi possível observar 4 banheiros reservados para uso dos pacientes, o qual 3 (75%) destes não apresentavam piso antiderrapante e 100% não possuíam barras de apoio. Já em relação ao ambiente fora da unidade hospitalar, podemos observar ruas e calçadas irregulares e com buracos, má iluminação no período noturno, além de outros fatores que podem colaborar para queda de um indivíduo.

CONCLUSÃO:

Ao não determinar a idade do sujeito pudemos fazer um diagnóstico de intenção coletiva e descobrir determinantes na doença e nos espaços, indutores de ação e de educação em saúde na prevenção de quedas. Toda intervenção, orientação ou educação para saúde – não cair – fazem parte das prescrições de cuidados e avaliação das respostas. Toda intervenção na prevenção de quedas na rua ou em casa devem ser articuladas com todos os espaços por onde o cliente anda