A criança de/na rua em idade escolar: um olhar sobre sua trajetória de vida
Street children/children in the streets of school agelooking in on a life trajectory
Publication year: 1999
Este estudo enfoca a criança em situação de rua a partir do discurso de um grupo de crianças em idade escolar que se encontram nas ruas da região metropolitana de São Paulo. A autora parte do pressuposto que a falta de clareza na Política de Saúde, de ações voltadas para esse grupo específico, tem gerado uma participação restrita dos profissionais enfermeiros em Programas desenvolvidos por instituições públicas, organizações não governamentais ou de outra natureza, devido ao desconhecimento das reais demandas e necessidades, e das ações de enfermagem que poderiam ser empreendidas nesses Programas, consonantes com o Estudo da Criança e do Adolescente. Para tanto, elegeu-se tomar o discurso da própria criança nessa condição, dando a ela voz para falar de sua trajetória e representações sobre sua condição de vida. Partindo de um levantamento de dados preliminar onde evidencia-se o contexto social e as condições de vida desse grupo populacional, submetido às situações de miséria absoluta, a autora dá destaque à gravidade do problema da criança brasileira socialmente excluída e aos fatores que tem historicamente determinado esse quadro. Os daddos foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas individualmente com catorze crianças que estavam frequentando um dos dois abrigos públicos da cidade de São Paulo. Estes foram analisados segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa na vertente da teoria das Representações Sociais e daAnálise de Conteúdo, conforme preconizado por Bardin e Minayo.
As categorias temáticas destacadas dos dados empíricos foram agrupadas em experiências das crianças com:
"a família"; "a rua"; "as drogas"; "os abrigos";"os amigos"; "a polícia" e as "perspectivas para o futuro". O estudo permitiu identificar que a violência permeia todas as facetas da trajetória de vida dessas crianças e do conjunto de experiências e situações por elas representadas, restringindo ) drasticamente as possibilidades destas se desenvolverem plenamente. A solução do problema depende principalmente da implementação de Políticas Sociais e de Saúde tendo como foco a reestruturação das condições de vida das famílias em situação de risco que assegure o direito às disposições referidas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Para tanto, é indispensável o comprometimento do Estado, em parceria com a sociedade civil, para encontrar meios de solucionar essas questões. A autora sugere a participação do profissional enfermeiro em eventos que defendam os direitos da criança e do adolescente, em programas de desintoxicação de toxicômanos e em programas de reintegração da criança na família de origem ou substituta. Sugere também que a temática seja tratada no âmbito do ensino de Graduação e Pós-graduação, de modo a possibilitar não só a sensibilidade para a problemática, mas também a visualização da possibilidade de atuação do enfermeiro nesses campos de trabalho.
The subject matter of this study, the child in street situation, is grounded on the discourse of a group of street children of school age in the São Paulo metropolitan area.