Acidentes com instrumentos perfurocortantes: ocorrência entre os trabalhadores de enfermagem
Accidents with sharp instruments: ocorrency among nurse workers
Publication year: 1999
O presente estudo analisou os acidentes de trabalho ocorridos com trabalhadores de enfermagem, de um hospital público, provocados por instrumentos perfurocortantes; identificou a freqüência e os motivos da não notificação; bem como as propostas deprevenção sugeridas pelos trabalhadores acidentados. A instituição campo de estudo foi o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual Paulista, situado no Campus de Botucatu. A população foi composta por todos os trabalhadores de enfermagem.
Na coleta de dados foram usados dois instrumentos:
o primeiro foi o questionário que se destinou ao levantamento dos dados referentes a todos os acidentes de trabalho ocorridos no ano de 1996; o segundo foi a entrevista realizada com estes trabalhadores que sofreram acidentes com instrumentos perfurocortantes. Nos resultados obtidos os que acometem a saúde do trabalhador de enfermagem, encontramos a luxação, cervicodorsolombalgia, contaminação biológica, e outras, porém os mais frequentes foram ocorridos com instrumentos perfurocortantes. Para esse tipo de acidente os coeficientes de risco mais encontrados foram na categoria auxiliar de enfermagem. Verificou-se alta subnotificação para esses acidentes. Encontramos que a metade dos trabalhadores não aderem ao uso dos equipamentos de proteção individual. Os resultados relativos à interação dos trabalhadores de enfermagem com instrumentos perfurocortantes, indicam a grande exposição aos riscos biológicos e às graves doenças comoexemplo, a AIDS e a Hepatite B. Esses resultados, evidenciam a necessidade de interação nessa prática, de forma a prevenir tais acidentes.
The present study analyzed the work accidents happened with the nurse workers, of a public hospital, provoked by sharp instruments; it was identified the frequency and the reasons of the non-notification; as well as the prevention proposals suggested by the uneven workers. The institute on study field was the Hospital of Clinics of the São Paulo State University, located in the Campus of Botucatu. All the nurse workers composed the population.