Consumo de bebida alcoólica na gravidez
Alcohol intake during pregnancy
Publication year: 2000
O objetivo deste estudo foi verificar o consumo de bebida alcoólica durante a gravidez, quanto: ao tipo, quantidade ingerida, ao conhecimento dos riscos do consumo de bebida alcoólica na gravidez e rastreamento do consumo durante a assistênciapré-natal. A amostra constou de 445 puérperas internadas em uma maternidade de São Paulo, no período de janeiro a maio de 1999. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual.
Os principais resultados foram:
66,3% das mulheres nãoconsumiram bebida alcoólica, 17,8% consumiram durante toda a gravidez e 15,9% consumiram até a confirmação da gravidez que ocorreu em média com 9,6 semanas. Quanto à ocasião de consumo, 39,3% das mulheres o fizeram nos finais de semana, 59,4% emfestas e 1,3% diariamente. A média ingerida foi 14,74 gramas/ocasião nas que consumiram durante toda a gravidez e 25,83 gramas/ocasião nas que o fizeram até a confirmação, havendo diferença estatística entre os índices médios e nos dois grupos.O consumo médio por ocasião foi classificado como moderado. A bebida mais consumida foi a cerveja por 64% das mulheres. Quanto ao conhecimento dos riscos de consumo de bebida alcoólica na gravidez, 71,5% acreditam que faça mal à saúde doconcepto, 15,5% que faz mal à própria saúde e 13% não consumiram por outros motivos. O rastreamento do consumo de bebida alcoólica durante o acompanhamento pré-natal foi referido por 48,8% das mulheres. Considerando que a gestação é um momentopropício para abandonodo consumo de bebida alcoólica, é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos e valorizem a investigação deste consumo
This study aims at checking on alcohol intake during pregnancy regarding kind, quantity ingested, awareness of the risk of alcohol intake during pregnancy, and alcohol intake tracking during prenatal care. The sample was composed for 445 womenwho had just given birth and were in maternity hospital. The study was caried out from January to May, 1999. Data were collected by individual interviews.