Competências para a gestão de unidades básicas de saúde: percepção do gestor
Competences for the management of the basic health unties: managers´s perception
Publication year: 2006
Considerando a importância do gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde para a melhoria da saúde da população com o enfoque de saúde enquanto "qualidade de vida" realizamos a presente investigação, tendo como objetivos gerais conhecer o perfil de competências dos atuais gestores das Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo e analisar se essas competências favorecem ou não a implementação dos novos modelos assistenciais e gerenciais, que contemplam as estratégias que lhe são inerentes.
Os objetivos específicos foram:
identificar na percepção dos atuais gestores quais são as competências para a gestão das UBS e problematizar se a formação e o preparo específico destes gestores influenciam no modo de operacionalização das estratégias e na dinâmica das equipes envolvidas nos serviços. A pesquisa foi qualitativa e a pesquisadora faz parte da instituição em que a investigação foi realizada. A proposta era provocar mudança de paradigmas nos agentes envolvidos, caracterizando-se dessa maneira uma pesquisa ação. Na primeira fase os dados foram coletados por meio de entrevistas e na segunda, realizamos uma devolutiva das análises das entrevistas, cujas unidades de significado nortearam os temas disparadores para a realização de um encontro de grupo focal.Foram três temas:
quais são os conhecimentos gerenciais necessários a um gestor de UBS, quais são as habilidades gerenciais a serem desenvolvidas por um gestor de UBS e quais são as atitudes que devempermear essas habilidades. Dez dos dezenove gerentes da região estudada (52,63%) participaram da pesquisa. Os resultados evidenciaram que a percepção dos atuais gestores em relação às competências para gerir uma UBS contemplam uma visão simplista e que existe um despreparo desses agentes. Isto influencia diretamente o modo de operacionalização das estratégias e a dinâmica das equipes, contribuindo para a ineficácia e ineficiência dos processos.
Considering the relevance of managing Basic Health Unities and in improving the population's health understanding health as "quality of life" this research has had the following objectives: identify the competence profile of the actual managers of the Basic Health Unities of São Paulo City and analyse if this competences favours or not the implementation of new care and managerial models that contemplates inherent strategies.