Caneta de bisturi elétrico de uso único: avaliação do alcance da esterilidade com vista ao reúso
Single-use diathermy pencil: sterility reach evaluation under reutilization aspects
Publication year: 2006
A reutilização de materiais de uso único é um problema mundial e polêmico que exige pesquisas para produzir evidências científicas. As Centrais de Material e Esterilização (CME), há décadas vêm praticando o reprocessamento das canetas de bisturi elétrico de uso único (CBEUU), empregando dois tipos de limpeza: manual e com lavadora ultra-sônica.
Os métodos usados na esterilização desse material são:
Vapor Saturado sob Pressão, Plasma de Peróxido de Hidrogênio (PPH), Óxido de Etileno (ETO) e Vapor à Baixa Temperatura e Formaldeído (VBTF), sendo a escolha do método dependente dos recursos disponíveis na Instituição e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Não existem estudos científicos que referendem esta prática, assim, o objetivo desta pesquisa foi estudar o reprocessamento quanto ao alcance da esterilidade. Para tanto, delineou-se um estudo laboratorial, experimental randomizado e comparativo. Foram recolhidas 1.816 amostras de CBEUU de uma Instituição Hospitalar que os descartava após o primeiro uso. Todas as amostras foram submetidas à limpeza manual e esterilização por ETO para diminuição da carga microbiana inicial. Por meio de um sorteio, foram selecionadas 472 unidades de CBEUU (teste), utilizando a técnica de amostragem probabilística sistemática. Como controle negativo, foram usadas 48 canetas de bisturi elétrico permanente (CBEP). Foi realizada a contaminação intencional das amostras (CBEUU e CBEP) em 75% (388 unidades) com esporos deBacillus subtillis para monitoramento dos processos de esterilização à baixa temperatura (ETO, PPH e VBTF) e 25% (132 unidades) com Geobacillus stearothermophillus para o Vapor Saturado sob Pressão. Metade das unidades amostrais foi submetida à limpeza manual e a outra metade à limpeza com lavadora ultra-sônica. Todas as unidades amostrais foram encaminhadas para diferentes tipos de esterilização em equipamentos validados, obedecendo a uma eqüidade na ) distribuição. Frente ao método de esterilização à Vapor Saturado sob Pressão, as amostras apresentaram danos físicos após o processo, sendo excluídas do experimento. Assim sendo, para a realização desta pesquisa foram utilizadas 352 CBEUU e 36 CBEP. Os resultados microbiológicos das CBEUU revelaram que o método de limpeza com lavadora ultra-sônica obteve o melhor resultado quando comparado à limpeza manual, na destruição dos microrganismos-teste dos três métodos de esterilização à baixa temperatura, na seguinte ordem: VBTF (98,3%), ETO (94,8%) e PPH (86,2%). Na limpeza manual, somente o método de esterilização por VBTF obteve alcance de esterilidade, (100%), enquanto o ETO e PPH tiveram resultados satisfatórios 64,4% e 3,4%, respectivamente. As CBEP que deveriam ter funcionado como controle negativo, apresentaram resultados microbiológicos positivos na limpeza manual e com lavadora ultra-sônica nos métodos de esterilização por PPH e ETO. No método de esterilização por VBTF, as CBEP mostraram-se como controlenegativo, tanto na limpeza manual como na com lavadora ultra-sônica, obtendo a esterilidade em 100% das unidades amostrais. Estes resultados refutam o caráter de uso único outorgado às canetas de bisturi com esta classificação. Falta um consenso nacional se produtos de uso único podem ser reutilizados. A possibilidade técnica de reprocessar CBEUU foi demonstrada nesta pesquisa.
Single-use devices reutilization is considered a polemical worldwide problem that demands researches in order to produce scientifically evidences. The Devices and Sterilization Headquarters (DSH) have been remanufacturing single-use diathermy pencils (SUDP) for decades, employing two different cleaning systems: manual cleaning and automated SI-auto narrow lumen cleaner.