Pacientes com câncer em tratamento ambulatorial em um hospital privado: atitudes frente à terapia com antineoplásicos orais e lócus de controle de saúde
Patients with cancer undergoing ambulatory treatment in a private hospital: attitudes regarding therapy with oral antineoplastic drugs and health locus of control
Publication year: 2006
O cancer é uma doença crônica que ocupa posição de destaque. A adesão, as atitudes e o comportamento dos pacientes têm sido frequentemente relatados como um fator determinante para o sucesso da terapia com antineoplásicos orais.
Objetivos:
caracterizar o perfil de pacientes com terapia antineoplásica via oral, aspectos da doença, atitudes, crenças e percepções frente à doença e tratamento.População e método:
foram estudos 61 pacientes com diagnóstico de câncer sob terapia antineoplásica via oral em um ambulatório de hospital particular da cidade de São Paulo. Os instrumentos de avaliação usados foram Teste Morisky e Green, Escala de Lócus de Controle da Saúde e um questionário sobre fatores que podem interferir no tratamento medicamentoso. Valores de p<0,05 foram considerados estatisticamente significantes.
Cancer is a chronic disease ranked in an outstanding position. Patients´ compliance, attitudes and behavior have been frequently reported as a determining factor for the sucess of the therapy with oral antineoplastic drugs.