Análise da utilização de indicadores sociais na operacionalização do modelo de vigilância da saúde: um estudo de caso
Analysis of the utilization of social indicators for operating the health surveillance model: a case study
Publication year: 2007
Introdução- A vigilância da saúde, prática sanitária referenciada pelo paradigma da produção social da saúde, prevê o reconhecimento do território, a identificação dos problemas nele contido e a ação intersetorial. Na proposta da vigilância da saúde, o uso de indicadores sociais pode permitir que se obtenha um quadro das condições de vida dos diferentes grupos sociais e servir como ponto de partida para a intervenção na situação de saúde desses grupos. Objetivos- Caracterizar a área de abrangência da subprefeitura do Butantã a partir de indicadores socioeconômicos, demográficos e de saúde, buscando com isso compreender o perfil epidemiológico do território; e discutir a utilização das categorias "autonomia, qualidade de vida, desenvolvimento humano e eqüidade" na operacionalização da vigilância da saúde nesse território. Metodologia- O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo.
O estudo seguiu as seguintes etapas:
1) descrição e análise dos pressupostos da vigilância da saúde e da teoria da produção social da saúde. 2) identificação de bancos de dados de domÃnio público, com informações relativas a indicadores sociais e de saúde, bem como os Ãndices de exclusão/inclusão social utilizados para a construção das categorias "autonomia, qualidade de vida, desenvolvimento humano e eqüidade"; 3) seleção, organização e distribuição dos indicadores e categorias de análise, segundo uma unidadeterritorial especÃfica, no caso os distritos administrativos do Butantã e 4) análise dos indicadores selecionados, segundo sua pertinência como tecnologia para vigilância da saúde. Resultados- Os indicadores e as categorias utilizadas permitiram enfocar as diversas situações sociais e de saúde presentes no território, favorecendo conhecer o "lugar dos dados". Os distritos de Raposo Tavares e Rio Pequeno ) apresentaram os piores Ãndices de exclusão/inclusão social na subprefeitura do Butantã. Os Ãndices que representam a autonomia, qualidade de vida, o desenvolvimento humano e a eqüidade são potentes para monitoramento e diagnóstico dos determinantes de saúde de macroespaços. Considerações finais- As diferenças sociais e econômicas que permeiam os distritos da região do Butantã, apontam e reforçam a necessidade de desenvolvimento e implementação de polÃticas públicas locais que podem ter um efeito muito grande na melhoria das condições de vida da população que se encontra em situação de exclusão social, possibilitando a acumulação de saúde. O trabalhador de saúde precisa identificar as redes sociais de apoio presentes na região, além de desenvolver estratégias de "empoderamento" dos grupos sociais para o enfrentamento de seus problemas e necessidades sociais e de saúde, por meio de ações intersetoriais e de construção da cidadania.
Introduction- To achieve health surveillance, which is a sanitation practice, alluding to the ideal of social health production, the following is required: recognition of the territory, identification of its problems, and an intersectorial action. According to the health surveillance proposal, with the utilization of social indicators, it is possible to obtain a situation of life condition of several social groups, which can represent a starting point for interference in the health of these groups. Objectives - Our objectives are to characterize the comprehensive area of the Butantã regional district in the city of São Paulo according to socioeconomic, demographic, and health indicators, so as to obtain elements to conceive an epidemiological profile of the territory and to discuss the utilization of categories of "autonomy, quality of life, human development, and equitableness" to operate health surveillance in this territory. Methodology - The hereby study is a qualitative research; it is a case study of exploratory and descriptive characteristics.