Toxicidade de polimixina B em células LLC-PK1 e a enzima heme oxigenase-1
Polymyxin B toxicity in LLC-PK1 cells and the heme oxygenase-1 enzyme
Publication year: 2008
Na lesão renal aguda, os mecanismos de defesa atuam como "genes protetores", como a proteína heat shock 32 (HSP 32), também conhecida como heme oxigenase-1 (HO-1). A polimixina B (PmxB) é um antimicrobiano nefrotóxico. O objetivo deste estudo foi caracterizar a participação da enzima HO-1 na toxicidade da PmxB em células LLC-PK1.
As células foram submetidas aos seguintes tratamentos:
Controle (CTL- 0µM); Hemin (indutor de HO-1, 25µM); Hemin II (250 M), Protoporfirina de zinco (ZnPP - inibidor de HO-1, 10 M,); Nitro-L-arginina-metilester (L-NAME - inibidor de iNOS, 0,1mM); PmxB (375µM); PmxB + Hemin (25µM de Hemin uma hora antes da PmxB); PmxB + ZnPP (10 M de ZnPP uma hora antes da PmxB); PmxB + Hemin + L-NAME (25 M de Hemin e 0,1mM de L-NAME uma hora antes da PmxB). Os grupos foram avaliados em 24 e 72 horas.Foram analisados os seguintes parâmetros:
desidrogenase láctica (DHL), peroxidação lipídica (MDA), expressão gênica da HO-1 por RT-PCR, síntese protéica da HO-1 por imunofluorescência, óxido nítrico (NO) pelo método de Griess e expressão protéica da HO-1 e da iNOS por western blotting. Os resultados mostraram que a PmxB elevou o DHL com aumento dos níveis de MDA. O Hemin e a ZnPP elevaram as variáveis DHL, MDA e óxido nítrico (NO). O indutor de HO-1 incrementou a expressão protéica da HO-1 e da iNOS. A PmxB se confirmou como citotóxica e a HO-1 intensificou a lesão por mecanismos oxidativos. O efeito da HO-1 na lesão celular parece ser mediado pelo NO.
In the acute kidney injury, the mechanisms of defense act as "protector genes", as the protein heat shock 32 (HSP 32), also known as heme oxygenase-1 (HO-1). The polymyxin B (PmxB) is a nephrotoxic antimicrobial. The aim of this study was to distinguish the role of the HO-1 enzyme in the PmxB toxicity in LLC-PK1 cells.