Estratégia para redução do stress e burnout entre enfermeiros hospitalares
A strategy to reduce stress and burnout among hospital nurses
Publication year: 2009
Este estudo teve como objetivo apresentar uma estratégia para redução do burnout entre enfermeiros hospitalares em dois hospitais na cidade de São Paulo, Brasil, antes e após a aplicação de um treinamento cognitivo-comportamental, utilizando a técnica de inoculação de stress. Trata-se de um estudo descritivo, correlacional com abordagem quantitativa.
Na coleta de dados foram utilizados:
Maslach Burnout Inventory (MIB), instrumento de percepção e sinais e sintomas de stress, caracterização sócio-demográfica dos participantes e convite para participação no treinamento. Dos 145 questionários entregues 114 (78,62%) foram devolvidos; destes 111 (97,36%) enfermeiros indicaram interesse em participar do treinamento, entretanto somente 32 (28,82%) participaram. O treinamento foi ministrado com carga horária total de 12 horas abordando conceitos de stress, burnout, coping e comunicação interpessoal nas próprias instituições e dentro dos horários de trabalho dos enfermeiros. A análise dos resultados permitiu concluir que o nível de burnout foi considerado entre baixo / moderado para a amostra total (n=111). Para grupo não participante do treinamento (n=79) o maior número de associações positivas e significantes foram nos domínios desgaste emocional e despersonalização. Os níveis de burnout pré e pós-treinamento não sofreram alteração significativa para o grupo treinamento (n=32) e as associações foram positivas e significantes para o domínio incompetência profissional. Amaioria dos participantes (21 65,80%) avaliou o treinamento como ótimo; ser aplicável na vida pessoal, no ambiente de trabalho, na interação com clientes, pacientes e na interação com demais profissionais e colegas. A justificativa de não participação dos demais enfermeiros foi a ausência de substituto nos horários dos treinamentos. Conclui-se que a estratégia foi eficiente na sensibilização dos enfermeiros ) para a problemática e demonstrou ser mais eficaz para redução de escores nos domínios despersonalização e incompetência profissional para esta amostra.
Stress and burnout was recognized at an occupational risk by cause many health and mental problems besides to raise the absenteeism, turnover, and intent to leave among nurse staff around in the world.