Produção do cuidado em cenários do sistema de saúde como parte do estágio curricular do curso de graduação em enfermagem

Publication year: 2011

Trata-se de uma Tese de Doutorado da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, sobre a produção do cuidado, em unidades de saúde no desenvolvimento do Estágio Curricular de graduação em Enfermagem (ECS), na perspectiva da sua construção histórico-social do processo de formação perpassa pela adoção de pressupostos da realidade, educação, saúde e enfermagem, em sua trajetória, tendências e contradições, que tem como objetivo: Analisar o processo de produção do cuidado, em unidades do sistema de saúde, no desenvolvimento do ECS do Curso de Graduação em Enfermagem, de uma Universidade pública, no estado da Bahia, no período de 2009 a 2010. Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, que, pela coerência com o objeto e objetivos deste estudo, pela relevância da práxis conferida pelo Estágio Curricular de Graduação em Enfermagem e a produção do cuidado, o Materialismo Histórico Dialético foi utilizado como modelo teóricometodológico para a análise e discussão dos resultados, haja vista que os fenômenos de saúde, segundo essa Teoria, são compreendidos como resultado da organização social para a produção/consumo, pois é dela que dependem os seres humanos, e nessa dinamicidade a cada momento há uma ação diferente, e reproduzem inúmeras contradições específicas.

Definiramse como sujeitos:

coordenador, docentes, discentes e enfermeiras (os) preceptoras (es) da disciplina do Estágio Curricular II, do Curso de Graduação em Enfermagem. Os depoimentos foram coletados, por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação sistemática, em unidades de saúde de dois municípios Baianos. Para a análise dos resultados, os depoimentos foram classificados e organizados seguindo o cruzamento destes de acordo com a metodologia da análise temática. Três grandes categorias empíricas surgiram dos discursos dos sujeitos, que tratam da Formação que diz respeito às dimensões da construção do saber: o ensino da Enfermagem. Atuação profissional, no que se refere ao processo de produção do cuidado, em cenário dos estágios, e Categoria das Relações Institucionais. O estudo aponta que no currículo do Curso analisado, a carga horária do Estágio Curricular Supervisionado é inferior ao preconizado pelas DCN/ENF, porém, consegue produzir mudanças na produção do cuidado em Enfermagem, e que é possível considerar significados nas tecnologias do trabalho para a produção desse cuidado, individual e coletivo; trabalho em equipe; autonomia; integralidade; individualidade; relações e atitudes profissionais interativas na perspectiva da consolidação do processo educativo dos profissionais de saúde articulado às necessidades de saúde/doença do usuário. (AU)