Significado da gravidez para a adolescente quilombola: um olhar etnográfico da enfermagem
Meaning for pregnancy: looking for nursing ethnografhic teenage
Significado de quilombolas embarazo en la adolescencia: una mirada etnografico por enfermería

Publication year: 2012

Desde as últimas décadas, a gravidez na adolescência constitui um fenômeno de repercussão mundial, que vem aumentando progressivamente. Isto decorre de múltiplos fatores, entre os quais o desconhecimento dos métodos contraceptivos e a vulnerabilidade causada pela fase de crise da adolescência, decorrentes de fatores psicossociais. Contudo, faz-se necessário considerar a história e a cultura onde a mulher está inserida para se compreender o significado da gravidez.

O estudo tem por objetivo geral:

analisar o significado da gravidez para a adolescente quilombola e os objetivos específicos: identificar fatores que influenciam a gravidez; descrever a experiência e apreender o significado da gestação para a adolescente quilombola. O método escolhido para este estudo foi a etnografia, considerando que possibilita a compreensão das relações socioculturais. O Lócus do estudo foi Ilha de Maré, localizada na parte central da Baía de todos os Santos e próxima ao Porto de Aratu, Salvador (BA). A população de estudo foi composta por sete adolescentes grávidas na faixa etária entre os 10 e os 19 anos.

Para a coleta de dados foram utilizados:

formulário, entrevista etnográfica, observação a história de vida. A partir da leitura e compreensão dos discursos das adolescentes nas entrevistas foram construídas estruturas de significância para analisar o significado da gravidez para a adolescente quilombola, a saber: Sentimentos expressos ao descobrir a gravidez; A gravidez modificando o cotidiano; Descoberta da gravidez; Relação familiar e cotidiano da gestante adolescente; Perspectivas da gestante adolescente. A gravidez para as adolescentes de ilha de Maré se mostrou a partir de um conjunto de significados construídos no seio do contexto cultural das gestantes adolescentes, imbuídos de valores, tradições e costumes, considerando-se a situação de submissão à desfavorável condição sócioeconômica.(AU)