Cuidados de enfermagem omissos e fatores relacionados

Publication year: 2019

ENQUADRAMENTO:

Os cuidados de enfermagem omissos (CEO) são definidos como os cuidados de enfermagem necessários que são omitidos, em parte ou na totalidade, ou significativamente adiados, o que corresponde a um erro de omissão (Kalisch, 2015). A escala MISSCARE é um instrumento validado por Kalisch e Williams (2009), que avalia a frequência e as razões da omissão.

OBJECTIVO GERAL:

Analisar as causas dos CEO identificados pelos enfermeiros que trabalham em serviços de medicina e cirurgia de um centro hospitalar português.

METODOLOGIA:

Estudo de cariz metodológico, descritivo-correlacional. Amostragem não probabilística de conveniência, sendo a amostra constituída por 208 enfermeiros (idade: X̅=39,77; DP=7,94; sexo: 75% feminino, 25% masculino). A colheita de dados foi realizada por autorrelato escrito, a partir de um questionário de autopreenchimento construído no GoogleForms®.

RESULTADOS:

A dimensão cuidados para a capacitação/autonomia do doente apresentou valor médio superior, correspondendo ao grupo de CEO mais frequentes. A dimensão cuidados instrumentais apresentou o valor médio mais baixo. Em média, os enfermeiros reportaram como razões significativas para a omissão as dimensões dotação de profissionais e, gravidade e fluxo de doentes. Como razões menores, os itens das dimensões comunicação na equipa e recursos materiais. Não se registaram diferenças estatisticamente significativas entre o tipo de unidade de internamento, a intenção de abandonar a instituição e a omissão de cuidados. Não foi identificada relação estatisticamente significativa entre o número de doentes cuidados, de anos de experiência profissional e a omissão de cuidados. O APC correlacionou-se negativamente com a frequência dos CEO. A comunicação na equipa emergiu como principal fator preditor da omissão de cuidados.

CONCLUSÃO:

A escala MISSCARE revelou ser um instrumento válido e fiável. Verificou-se maior omissão de cuidados no que se prende com a capacitação/autonomia do doente e menor omissão nos cuidados instrumentais. As variáveis socioprofissionais não foram associadas aos CEO identificados. A gravidade e fluxo de doentes e a dotação de profissionais foram razões moderadas/significativas para a omissão de cuidados. Este estudo revelou um APC desfavorável. A comunicação e algumas dimensões do APC emergiram como preditoras da omissão de cuidados. É relevante clarificar este fenómeno para definir estratégias preventivas da omissão.

BACKGROUND:

Missed nursing care (MNC) refers to any aspect of required care that is omitted, either in part or in whole, or delayed, which is an error of omission (Kalisch, 2015). The MISSCARE survey is a tool to measure MNC, that it was validated by Kalisch e Williams (2009).

AIM:

To analyse the causes of MNC identified by nurses that work on medical or surgical wards of a Portuguese hospital.

METHODOLOGY:

Methodological, descriptive and correlational study. A non-probabilistic convenience sample was obtained with 208 nurses (age: X̅ = 39.77; SD = 7.94; gender: 75% female, 25% male). Data collection was performed with a written self-report, from a GoogleForms® questionnaire.

RESULTS:

The most frequent MNC were those included on patient empowerment/autonomy care dimension. Instrumental care showed the lowest average value. On average, nurses reported staffing and patients flow/acuity as significant reasons for MNC. As minor reasons for MNC, nurses reported communication and material resources. No statistically significant relationship was identified between nurse to patient ratio, years of professional experience and missed care. Nurse work environment (NWE) was negatively correlated with MNC. Communication emerged as principal predictor of MNC.

CONCLUSION:

The MISSCARE survey showed to be a valid and reliable tool. There was greater omission of patient empowerment/autonomy care than instrumental care. There was no association between sociological/professional variables and MNC. Patients flow/acuity and staffing were identified as significant reasons for MNC. This study showed a unfavorable practice environment. Communication and some NWE dimensions emerged as MNC predictors. It is relevant to clarify this phenomenon to define preventive strategies for omission.