Efeito da versão portuguesa do jogo de saúde Fume na literacia em saúde acerca do tabaco de adolescentes

Publication year: 2019

O consumo de tabaco é, direta e indiretamente, responsável por milhões de mortes a nível mundial, pelo que se considera ser um grave problema da saúde pública atual. No entanto, e apesar dos esforços e ações que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito da prevenção do consumo, os dados epidemiológicos apontam que os consumos se continuam a iniciar na adolescência, uma fase em que o cérebro se encontra em desenvolvimento e é particularmente vulnerável. Neste sentido, os esforços devem centrar-se em melhorar a literacia em saúde relacionada com as questões do tabaco dos adolescentes, de forma a prevenir o consumo e a promover comportamentos saudáveis. Face a esta problemática e ao facto de os adolescentes apresentarem uma forte adesão às novas tecnologias e despenderem parte do seu tempo em jogos, considerou-se relevante traduzir, adaptar transculturalmente e avaliar, nos adolescentes em contexto escolar, o efeito da versão traduzida do jogo sério Fume, desenvolvido na Finândia por Parisod et al. (2017), na literacia em saúde acerca do tabaco dos adolescentes, constituindo estes os principais objetivos da presente investigação. Para a avaliação do efeito da versão em português europeu do jogo Fume (No Fume) torna-se necessária a realização de um estudo metodológico de tradução e adaptação transcultural do guião do jogo e dos instrumentos de avaliação para português europeu, segundo as recomendações internacionais. Posteriormente, será realizado um estudo quantitativo, quase-experimental, com avaliação pré-teste e pós-teste, com uma amostra por conveniência dividida por um grupo experimental (GE) e um grupo de controlo (GC). Os resultados obtidos revelam que o No Fume obteve uma boa aceitabilidade por parte dos adolescentes, tendo-se verificado nos adolescentes do GE uma evolução favorável, estatisticamente significativa, nas expetativas negativas sobre fumar (p = 0,033) e na autoeficácia (p = 0,010), bem como nas expetativas positivas sobre fumar, embora sem significância estatística. O No Fume, enquanto estratégia inovadora para a prevenção do consumo de tabaco, revelou efeitos favoráveis nas expetativas negativas sobre fumar, na autoeficácia dos adolescentes e nas suas expetativas positivas sobre fumar, pelo que que poderá ser considerado para utilização em intervenções neste âmbito.
Tobacco consumption is directly and indirectly responsible for millions of deaths worldwide and is therefore considered to be a serious public health problem today. However, despite the efforts and actions that have been made to prevent consumption, epidemiological data shows that consumption continues to begin in adolescence, a phase in which the brain is developing and particularly vulnerable. Efforts should therefore focus on improving adolescents’ health literacy related to tobacco in order to prevent consumption and promote healthy behaviours. Given this issue and the fact that adolescents have a strong adherence to new technologies and spend part of their time in games, it was considered relevant to translate, cross-culturally adapt and assess the effect of the translated version of the serious Fume, developed in Finland by Parisod et al. (2017), on adolescents’ health literacy related to tobacco, which are the main objectives of this research. In order to assess the effect of the European Portuguese version of the game Fume (No Fume), it becomes necessary to conduct a methodological study on the cross-cultural translation and adaptation of the game script and assessment tools into European Portuguese, according to international recommendations. Subsequently, a quantitative, quasi-experimental study will be conducted, with pre-test and post-test assessment, with a convenience sample divided into an experimental group (EG) and a control group (CG). The results showed that No Fume had a good acceptability on the part of adolescents, with a statistically significant favourable evolution in the adolescents of the EG regarding the negative expectations about smoking (p = 0.033) and self-efficacy (p = 0.010), as well as positive expectations about smoking, although not statistically significant. The No Fume, as an innovative strategy for the prevention of tobacco consumption, showed favourable effects on negative expectations about smoking, self-efficacy and positive expectations of adolescents, and can therefore be considered for use in interventions in this topic.