A música como terapia complementar na paliação da dor em idosos hospitalizados: à luz da teoria de Jean Watson

Publication year: 2013

Estudo de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa fundamentado nos princípios filosóficos e científicos do Modelo do Cuidado Transpessoal de Jean Watson, que em sua essência, entre outros fatores, valoriza a dimensão humana em primeiro lugar. O objetivo geral foi analisar a influência da música como terapia complementar na paliação da dor em idosos hospitalizados em unidades de clínica-médica e cirúrgica de um hospital público de grande porte, da cidade do Salvador-Bahia. Participaram do estudo 22 pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos que foram submetidos a três sessões musicais, composta por três músicas instrumentais de gênero diferente, durante o período de 1º de março a 15 de julho de 2011. A pesquisa utilizou um questionário abrangendo variáveis sociodemográficas, socioeconômicas, aspectos relacionados à saúde auto-referida e clínica, Escala Verbal Numérica (EVN) para dor (0-10), a Palliative Performance Scale (PPS), a Escala de Barthel, um roteiro para a observação direta e entrevista contendo questões referentes aos objetivos da pesquisa.

A coleta de dados foi desenvolvida em cinco etapas:

aproximação do contexto; identificação dos participantes; caracterização dos participantes; aplicação da música; e observação e entrevista. Foram realizadas análises descritivas para caracterizar o perfil dos participantes através de distribuições de freqüências uni e bivariadas e medidas descritivas (média, desvio padrão e mediana). As diferenças entre as proporções das características clínicas e da saúde autoreferida e o sexo foram verificadas através do Teste Qui-quadrado Exato de Fischer, ao nível de 5% de significância estatística. Na análise dos dados empregou-se o Software STATA versão 8.0. Para análise das percepções e observações geradas durante as sessões musicais utilizou-se a análise temática de Minayo com base na Teoria Transpessoal de Jean Watson. Os resultados revelaram homogeneidade nas características sociodemográficas, socioeconômicas, à saúde autorreferida e clínica dos idosos investigados.

Dos depoimentos e observações emergiram três categorias:

O corpo sentido e o corpo falado, descrita por alívio da dor, relaxamento e sensações agradáveis e de bem estar; Recordações evocadas com a música, marcadas por emoções de um tempo vivido e de experiências espirituais e religiosas; Relação intersubjetiva entre a Enfermeira-pesquisadora e a pessoa idosa hospitalizada, em que a presença consciente e intencional foi apontada por expressões e falas de agradecimentos, como também pela sensibilidade ao reconhecer as necessidades do momento das pessoas idosas. Os resultados apontaram, por fim, que a música como terapia complementar influencia na paliação da dor de pessoas idosas hospitalizadas ao evocar emoções e sentimentos de bem estar e ao permitir a recordação de tempos vividos, alcança a complexidade e subjetividade da pessoa, possibilitando a reintegração do corpo-mente-alma, na perspectiva da Teoria Transpessoal de Jean Watson que valora a relação interpessoal entre a (o) enfermeira (o) e o ser cuidado.(AU)