O cuidado de enfermagem à saúde bucal do idoso hospitalizado
Nursing care for the oral health of hospitalized elderly

Publication year: 2019

INTRODUÇÃO:

A senilidade tem sido bastante discutida pelo aumento desta população em todo o mundo. Como uma forma de evitar complicações, têm-se valorizado o cuidado com a boca, permitindo um envelhecimento saudável. A equipe de enfermagem está envolvida neste trabalho, porém, se apresenta em alguns momentos, com lacunas fragilizando essa assistência no serviço hospitalar.

OBJETIVO:

Analisar como é desenvolvido o cuidado de enfermagem à saúde bucal em idosos hospitalizados.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, que seguiu as normas brasileiras da Resolução 466/12 com aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa. A coleta de dados foi realizada de setembro a outubro de 2018 com a equipe de enfermagem de dois setores de unidade de terapia intensiva e uma enfermaria de um hospital universitário no município de Salvador-BA, por meio de entrevista semiestruturada guiada por um roteiro. Todo o produto gerado foi analisado utilizando a técnica de Análise de Conteúdo Temática.

RESULTADOS:

A partir dos relatos da equipe de enfermagem, foi possível construir duas categorias. A primeira foi denominada “O cuidado à saúde bucal do idoso hospitalizado é centrado no momento do banho” e apresentou reflexões sobre o principal momento de inspeção da cavidade oral e a sua higienização realizada no instante do banho. A outra categoria “O cuidado a saúde bucal do idoso hospitalizado é desenvolvido sem padronização”, com discussões sobre a ausência de materiais para a prática da higiene bucal e o excesso de atividades nos setores apontados pela equipe como principais dificultadores no cuidado com a saúde bucal da pessoa idosa e ainda afirmação que o registro sobre essa atividade era insuficiente. A equipe solicitou maior proximidade do cirurgião-dentista perante o acompanhamento e desenvolvimento do cuidado à saúde bucal dos idosos. Foi retratado que a enfermagem desconhece o protocolo de higiene bucal da instituição hospitalar e descreveu a técnica de higiene bucal e de prótese dentária de forma divergente, apresentou ainda em relação a prótese, um instrumento adaptado para seu armazenamento, que gerou ações favoráveis ao cuidado oral.

CONCLUSÃO:

O estudo promoveu reflexões na assistência aos cuidados bucais do idoso hospitalizado com intuito de oferecer um envelhecimento saudável nesta população, sendo possível revelar principalmente fragilidades na assistência de enfermagem, com propósito de sugerir melhorias, e pontuar algumas ações positivas com a finalidade de utilizar as experiências exitosas em práticas para outros cenários.(AU)