Representações sociais de pessoas em situação de rua sobre cuidados para Infecções Sexualmente Transmissíveis
Social Representations of homeless on care for Sexually Transmitted Infections
Representaciones sociales de la gente de la calle sobre situación de la atención para las infecciones de transmisión sexual

Publication year: 2017

Embora as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) apareçam como o 7º agravo de saúde dentre as pessoas em situação de rua, se constitui num problema de saúde pública que requer ações de cuidados individual e coletiva. No senso comum a população em situação de rua (PSR) está vulnerável a contaminação e transmissão de IST pelas condições adversas de sobrevivência. O crescimento contínuo de pessoas em situação de rua, o aumento do número de casos de IST na população em geral, a ausência de pesquisas sobre esta temática com a população em situação de rua e, a indicação de implantar e/ou implementar cuidados direcionados a este grupo populacional visando atender os princípios de integralidade, equidade e universalização constituem elementos para o desenvolvimento da presente pesquisa, cujo objetivo é: analisar as representações sociais de pessoas em situação de rua sobre o cuidado para IST. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada nos princípios da Teoria das Representações Sociais, que envolveu 72 pessoas em situação de rua assistidas em duas Unidades de Acolhimento Institucional, no município de Salvador/BA. Do total de participantes, 28 fizeram a técnica projetiva de Desenho-Estória (D-E) com tema e 10 responderam a entrevista semiestruturada. Os dados provenientes do D-E foram analisados em consonância com a proposta de análise de Coutinho, resultando em 5 eixos temáticos. O conteúdo das entrevistas foi organizado para processamento pelo software IRAMUTEQ resultando na elaboração da Classificação Hierárquica Descendente, composta por 6 classes.

A análise conjunta dos dados das duas técnicas resultou em duas categorias empíricas:

“Mulher, triste, abandonada e traída: Imagem da pessoa com IST” e “Cuidados em saúde para IST”. Para o grupo investigado, a imagem da pessoa com IST está centrada na figura feminina, que se mostra triste por ter sido traída e abandonada, primeiramente pelo parceiro, e pela sociedade. Para o grupo investigado, os cuidados em saúde para IST estão ancorados em conhecimentos socialmente divulgados que direcionam para ações preventivas direcionadas pelo uso de preservativo, higiene, parceria fixa associada a busca pelo diagnóstico e tratamento nos serviços de saúde. Sinaliza o sexo abrigado como uma modalidade de sexo seguro e como uma especificidade vinculada às condições de vida do grupo investigado. O uso de técnicas distintas foi essencial para revelar elementos das representações sociais sobre o objeto investigado e especificidades do grupo investigado. Ainda que limitada pelo número de participantes, as representações sociais apreendidas revelam a tendência do grupo em manter os cuidados de saúde socialmente divulgados no contexto de rua. A presente pesquisa traz contribuições e reflexões para prática e formação de Enfermagem e de outros profissionais da saúde que se destinam ao cuidado de pessoas em situação de rua.(AU)