Práticas de Cuidado em Saúde de Pessoas em Situação de Rua: Um Estudo de Representações Sociais
Prácticas de Cuidado en Salud de Personas en Situación de Calle: Un estudio de Representaciones Sociales

Publication year: 2017

O cuidado em saúde é uma ação complexa que envolve relações entre pessoas, questões de ordem social, cultural e de poder. É uma ação inerente ao ser humano e calcada na construção cotidiana. Em decorrências destas características surgiu o interesse em investigar o cuidado de pessoas em situação de rua, uma vez que são pessoas alijadas dos direitos básicos e fundamentais assegurados constitucionalmente como o direito à saúde, moradia, alimentação, trabalho, educação. Diante dessa realidade, esta pesquisa teve como objetivos específicos: apreender as representações sociais de pessoas em situação de rua sobre cuidados em saúde e descrever as práticas de cuidado em saúde adotadas por elas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, fundamentada nos princípios da Teoria das Representações Sociais. Participaram 72 pessoas em situação de rua, vinculadas a duas distintas unidades de acolhimento localizadas no município de Salvador-Bahia-Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos. Para produção dos dados empíricos foram utilizadas a Associação livre de palavras e entrevista.

As técnicas foram norteadas pelos seguintes instrumentos:

Teste de Associação Livre de Palavras composto pelo estímulo, ‘Cuidados da saúde é’ e por um roteiro com questões específicas acerca das práticas de cuidados em saúde. Os dados provenientes do teste de Associação Livre de Palavras foram organizados e processados pelo software Ensemble de programmes Permettant I’ analyse des Evocations, versão 2004, o que possibilitou caracterizar a estrutura da representação social. O provável núcleo central da representação foi composto pelos termos médico, cuidar de si e alimentação. Os termos revelam que para o grupo investigado a saúde não se limita a ausência de doenças, mas está alicerçada em um contexto amplo, dinâmico vinculada à pessoa e ao contexto ancorado em elementos da concepção higienista. A análise das entrevistas foi desenvolvida com base nas etapas da análise de conteúdo temática.

A análise acerca do cuidado em saúde das pessoas em situação de rua foram formadas por 332 núcleos de sentido que compuseram a classe temática:

‘Enfrentando o Cotidiano das Ruas’, organizadas em 2 categorias e em 5 subcategorias. Possibilitou revelar que as pessoas em situação de rua adotam cuidados de saúde relacionadas ao contexto que emergem da rua. As normas presentes na Resolução 466/12 foram atendidas em todas as etapas da pesquisa. Certamente, o desenvolvimento desse estudo trará contribuições e reflexões para a qualificação dos cuidados em saúde direcionado as pessoas em situação de rua, para prática e a formação de Enfermeira(o)s. Ademais, acredita-se que auxiliará a preencher uma lacuna na produção do conhecimento acerca da temática de investigação, embora novas pesquisas ainda sejam necessárias. (AU)