Fatores associados ao descontrole da pressão arterial em homens hipertensos
Factors associated to the uncontrolled arterial blood pressure in hypertensive men
Factores asociados al descontrol de la presión arterial en hombres hipertensos

Publication year: 2016

Introdução:

Os homens apresentam-se vulneráveis às doenças crônicas e em geral procuram pouco os serviços de saúde para a sua prevenção e controle. A hipertensão arterial sistêmica consiste em uma doença crônica e em fator de risco frequente e independente para as doenças cardiovasculares, sendo que seu controle reduz esse risco. Esforços políticos, técnicos e científicos tem sido gerados para o enfrentamento do descontrole da pressão arterial, as taxas de adesão ao tratamento em baixas. Constitui-se em objetivo geral da pesquisa: verificar os fatores associados ao descontrole da pressão arterial em homens hipertensos, e objetivos específicos: estimar os níveis de pressão arterial em homens hipertensos e descrever os fatores para o descontrole da pressão arterial em homens hipertensos.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal, realizado no Centro de Referência de Doenças Cardiovasculares, em alvador/BA, com amostra de 130 homens entrevistado se submetidos a avaliação clínica e antropométrica, no período de seis meses. Os dados foram analisados em frequências absolutas e relativas, médias e desvio padrão. Na análise bivariada empregou-se o teste de Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher e procedeu-se ao cálculo das estimativas de razões de prevalência (RP) e de seus respectivos intervalos de confiança de 95%. Na análise múltipla realizou-se a análise de regressão logística múltipla. Sendo a OR corrigida pelo modelo de regressão de Poisson robusto. Adotou-se significância estatística de 5% Resultados: Predominaram adultos entre 28 a 50,9 anos, raça/cor autodeclarada negra, casados, classe ocioeconômica C1 - C2, ensino fundamental completo/incompleto, ativos profissionalmente.

As prevalências de fatores de risco descontrolados para hipertensão foram:

tabagismo (7,7%); fumantes passivos (34,6%); consumo de bebida alcoólica (52,3%), sendo excessivo no final de semana (69,1%), baixo padrão de atividade física (59,2%), nível de estresse elevado (52,3%), excesso de peso (77,7%), circunferência da cintura acima do recomendado (81,5%), risco elevado para razão cintura quadril (51,5%). Hábitos alimentares inadequados também foram evidentes com relação a baixa frequência de consumo de verduras (61,5%), saladas (69,2%), frutas (63,8%), frango (69,2%), peixe (93,8%), suco de frutas (73,8%) . Substitutos para o sal eram usados por 50% dos homens. Constatou-se prevalência de descontrole da pressão arterial de 65,4%. Na análise bivariada não houve associação estatisticamente significante entre descontrole dos níveis pressóricos e variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e medidas antropométricas. Na análise múltiplao descontrole da pressão arterial associou-se ao uso inadequado da medicação (RP: 1,35, IC 95%: 1,03; 1,76).

Conclusão:

O s homens apresentaram elevada prevalência de fatores de risco descontrolados para hipertensão e de descontrole da pressão arterial. O uso inadequado da medicação foi reforçado como importante fator associado ao descontrole. Medidas efetivas para mudança deste panorama são emergenciais e desafiam profissionais de saúde e autoridades públicas tornando-se necessária a instituição de propostas terapêuticas compartilhadas entre usuários, equipe de enfermagem e de saúde.(AU)