Representações sociais de discentes do curso técnico de enfermagem sobre a problemática das drogas
Social Representations of Technical Nursing Course Students on the Problematic of Drugs

Publication year: 2011

A pesquisa discute as representações sociais de discentes de enfermagem acerca da problemática das drogas. Foi desenvolvida com o pressuposto de que a(o)s técnica(o)s de enfermagem constituem maior contingente de profissionais nas equipes de saúde que atuam nos diversos setores do sistema. O contato diário desses profissionais com a clientela permite identificar situações relacionadas com a problemática das drogas, contudo as representações sociais acerca das drogas podem interferir nas suas ações de prevenção e promoção da saúde.

Neste contexto foi definido como objetivo geral:

analisar as representações sociais de discentes do curso técnico de enfermagem sobre a problemática das drogas, tendo como objetivos específicos apreender as representações sociais de estudantes de curso técnico de enfermagem sobre a problemática das drogas e conhecer a imagem objetivada de estudantes de curso técnico de enfermagem sobre a pessoa usuária. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, fundamentada nos princípios da Teoria das Representações Sociais. O grupo social estudado foi composto por estudantes matriculada (o)s em um curso de técnico de enfermagem oferecido por uma instituição de ensino médio profissionalizante de SalvadorBa.

Os dados apresentados foram produzidos pelas técnicas:

associação livre de palavras, grupo focal e entrevista semi-estruturada, envolvendo 98 discentes, no período de novembro de 2010 à fevereiro de 2011. Os dados da associação livre de palavras foram processados no software STATA, que forneceu uma análise estatística das evocações para os estímulos apresentados, permitindo articulação com os dados gerados pelas demais técnicas e favorecendo a análise de conteúdo. A triangulação dos dados evidenciou proximidade da(o)s estudantes com pessoas usuárias de drogas e com situações relacionadas ao narcotráfico. A droga é representada como objeto de destruição da pessoa, da família e da sociedade. A primeira imagem da pessoa usuária de drogas está vinculada ao sexo masculino, jovem, de cor negra, morador da periferia e pobre, contudo a realidade social vai sobrepondo outras imagens revelando o consumo e tráfico de drogas como condutas que envolvem toda sociedade de formas diferenciadas. A assistência de saúde para a pessoa usuária de drogas é representada como precária, insuficiente e superficial revelando a realidade social e sinalizando lacunas sobre a temática das drogas na formação profissional. Embora a pesquisa seja limitada a um grupo de estudantes de um curso técnico de enfermagem seus resultados assinalam a importância de intervenção na formação dessa categoria profissional visando maiores discussões sobre a temática e melhoria da assistência prestada à pessoas usuárias de drogas e seus familiares.(AU)