Projeto de vida de pessoas idosas participantes da Universidade Aberta a Terceira Idade

Publication year: 2018

O processo de envelhecimento humano é acompanhado por transformações que reorientam a trajetória de vida, levando a uma reflexão íntima sobre o presente, o passado e o futuro. O acentuado crescimento da população idosa traz demandas por estratégias de cuidado para um envelhecimento ativo e saudável. Nesse sentido, a existência de projeto de vida durante o processo de envelhecimento mostra-se como fator promotor de saúde mental, e a participação em projetos educacionais, como uma estratégia de impacto positivo na saúde dessa população.

O estudo teve como objetivo geral:

Apreender os projetos de vida de pessoas idosas participantes da Universidade Aberta a Terceira Idade, que funciona em uma universidade pública.

Como objetivos específicos:

1. Conhecer o projeto de vida da pessoa idosa; 2. Identificar possíveis relações entre o projeto de vida de pessoas idosas com a participação na Universidade Aberta a Terceira Idade; 3. Descrever o que a pessoa idosa tem feito para alcançar o seu projeto de vida. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, ancorado na Teoria da Atividade proposta por Robert Havighurt. Realizado no Campus XII da Universidade do Estado da Bahia, no período de outubro a dezembro de 2017. Participaram do estudo 11 mulheres e 4 homens com idade a partir de 60 anos, totalizando 15 colaboradores, que frequentam o programa da Universidade Aberta a Terceira Idade. As informações foram coletadas por meio da entrevista individual e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo temática de Laurence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Os resultados demonstraram que a idade variou entre 60 e 82 anos, com predominância de mulheres, aposentadas, católicas, com ensino fundamental completo.

Dos depoimentos emergiram duas categorias:

1. Contribuições da participação social no projeto de vida da pessoa idosa, sustentada em três subcategorias: a. A importância das relações sociais informais na motivação para a vida; b. A Universidade Aberta a Terceira Idade na promoção do envelhecimento ativo e saudável; c. O trabalho voluntário e religioso é fonte de gratificação e felicidade na velhice; 2.

Envelhecimento ativo e saudável:

o projeto de vida da pessoa idosa, ancorada em duas subcategorias: a. A saúde como desejo prioritário; b. A atividade na velhice é sinônimo de autonomia e independência. Conclui-se que os idosos possuem perspectivas futuras para uma boa velhice, desejam manterem-se ativos, independentes e autônomos. A universidade possui uma gama de recursos que precisam ser melhor explorados, para contribuir com a concretização dos projetos de vida dos idosos, bem como a construção de novos projetos.