Atuação do enfermeiro frente às infrações éticas no cuidado de enfermagem em unidade de emergência
Practice nurse in front to ethics violations in nursing care unit emergency

Publication year: 2012

O estudo teve como objetivo analisar a atuação do enfermeiro frente às infrações éticas no cuidado de enfermagem em unidade de emergência. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em uma Unidade de Emergência de um hospital público de Salvador, BA.. Participaram desta pesquisa 32 enfermeiros assistenciais. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada gravada e guiada por um roteiro com cinco questões. Na análise dos dados, empregou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo obtendo-se as ideias centrais. Os resultados foram apresentados sob a forma de um ou vários discursos-síntese, escritos na primeira pessoa do singular.

Emergiram 05 dimensões:

Os enfermeiros conceituam a infração ética na prática profissional na unidade de emergência; A ocorrência de infração na unidade de emergência; A ocorrência de infração ética é atribuída a vários fatores; Os enfermeiros vivenciam as infrações éticas na unidade de emergência e Atuação do sujeito coletivo diante das infrações éticas. Os discursos expressaram que a maioria 28 (87,5%) dos enfermeiros considerou as infrações éticas comuns. O estudo constatou que o sujeito coletivo tem conhecimento sobre a concepção de infrações éticas na prática do cuidar/cuidado, os problemas vivenciados pelos enfermeiros levam ao surgimento de infrações éticas, com destaque para aquelas relacionadas ao paciente e ao seu cuidado. Os enfermeiros sentem dificuldade em tomar decisões frente às infrações éticas, contudo preocupam-se em atuar fundamentando nos princípios éticos.

Seu agir está ancorado nas ações de:

orientar, educar, refletir, autoavaliar, fazer encaminhamentos e realizar registros, aplicar recomendações do Código de Ética de Enfermagem e se responsabilizar. A atitude de não denunciar o colega fundamentou-se na compreensão de que não há intencionalidade na ocorrência de infrações éticas. Conclui-se que os enfermeiros com maior tempo de atuação na unidade de emergência acabam por se acomodar com os problemas que levam a essas infrações. No entanto, apresentaram sentimento de angústia e sofrimento frente às situações que superam suas capacidades de mudanças. Reconhecem suas limitações para atuar diante das infrações éticas, e responsabilizam o Conselho de Enfermagem pela falta de orientação e fiscalização no cotidiano da unidade de emergência. Os enfermeiros ao presenciar as infrações no cuidado de enfermagem demonstraram a necessidade de recorrer à coordenação de enfermagem. Contudo não apontaram nos discursos a necessidade de recorrer a uma Comissão de Ética de Enfermagem.(AU)