Percepção da enfermeira sobre ética em pesquisas com seres humano
Percepption of nurseon ethics in research with humans
Percepciones enfermera sobre la ética en la investigación con seres humanos

Publication year: 2015

A ética na pesquisa envolve aspectos éticos que devem ser seguidos e respeitados durante a construção e condução do projeto de pesquisa, o que leva à necessidade de refletir sobre a própria atuação como enfermeira na perspectiva de considerar os sujeitos participantes autônomos, assegurando sua beneficência, não maledicência, com justiça e equidade.

Objetivo Geral:

Analisar a percepção da enfermeira sobre ética em pesquisas envolvendo seres humanos.

Método:

Estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa. Os sujeitos foram enfermeiras discentes de um Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem de Salvador - Bahia que atenderem aos seguintes critérios: estavam regularmente matriculadas no período da coleta, realizando pesquisas com seres humanos, aceitaram participar da pesquisa e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada gravada, guiada por caracterização sócio demográfica, perfil da pesquisa dos colaboradores e uma questão aberta. Para análise dos dados foi utilizada técnica do discurso do sujeito coletivo.

Resultados:

Emergiram 03 Temas: Percepção das enfermeiras sobre a ética na pesquisa com seres humanos; Participação das enfermeiras em discussões sobre ética em pesquisa com seres humanos; Dificuldades e facilidades na prática da pesquisa com seres humanos. Os discursos expressaram que as enfermeiras discentes percebem a ética na pesquisa com seres humanos fundamenta-se nos princípios éticos e no dever de respeitar o processo, os direitos e a vida, que os princípios éticos na pesquisa com seres humanos requerem a consideração de riscos e benefícios para os participantes, a ética em pesquisa é um instrumento de controle da integridade da pesquisa com seres humanos, a ética na pesquisa com seres humanos exige responsabilidade e garantia dos limites estabelecidos.

Considerações Finais:

O estudo constatou que as enfermeiras discentes têm a percepção que a ética na pesquisa com seres humanos é fundamental para a proteção do participante, assegura a confidencialidade dos dados e campo de pesquisa. O seguimento das normas da ética na pesquisa garante a veracidade dos dados publicados e que o estudante de graduação e pós-graduação está se inserindo mais precocemente no campo da pesquisa e com isso, a formação de pesquisadores compromissados com o progresso da ciência e a sua repercussão para a comunidade.(AU)